Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos

Diante de reclamações de passageiros sobre o suposto desaparecimento de créditos após a migração para o novo sistema de bilhetagem eletrônica em Palmas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) afirmou publicamente, nesta quarta-feira, 4, que nenhum usuário do transporte coletivo será prejudicado. A declaração foi feita em resposta a uma queixa publicada nas redes sociais, onde uma passageira relatou saldo zerado no novo cartão de transporte.

Em comentário no Instagram, o prefeito garantiu que “não há meio de desaparecer créditos” e enfatizou que a prefeitura não aceitará qualquer tipo de prejuízo aos usuários. “Não aceito que o usuário tenha R$ 1 de prejuízo”, frisou. Segundo Eduardo Siqueira, a transição para o novo sistema foi necessária e está sendo conduzida com total responsabilidade pela gestão municipal.

Ele também destacou que, se necessário, a Prefeitura de Palmas poderá judicializar a questão para garantir o ressarcimento dos valores aos usuários. Contudo, apontou que a responsabilidade principal pela falha na transferência dos créditos é das três empresas responsáveis pelo antigo sistema, que, segundo ele, não colaboraram adequadamente durante a mudança.

“Essa obrigação é da empresa. Ela tem que resolver, mas nós não vamos nos eximir”, pontuou.

Problemas durante a transição

A migração para o novo sistema de bilhetagem coincidiu com a entrada em operação da nova frota de ônibus na capital. Durante a fase de adaptação, a Prefeitura liberou o uso gratuito das catracas, permitindo que os passageiros fizessem a troca de cartões sem custo adicional.

Com o fim do período de gratuidade, no entanto, surgiram diversas reclamações nas redes sociais. Os principais problemas relatados foram:

  • Créditos não transferidos dos cartões antigos para os novos;
  • Dificuldades de integração entre as linhas de ônibus;
  • Demora na regularização dos cartões estudantis.

Medidas adotadas

O prefeito afirmou que a situação da integração entre linhas já foi normalizada e que até a próxima sexta-feira (7), os cartões dos estudantes estarão com o uso plenamente restabelecido.

“Estamos trabalhando para resolver todas as pendências. Não vamos deixar que isso passe sem solução, podem ter certeza disso”, declarou.

Eduardo Siqueira reafirmou o compromisso da prefeitura com a transparência e o respeito ao cidadão: “Toda essa modernização foi pensada para melhorar o sistema, mas jamais em prejuízo de quem depende dele todos os dias. Qualquer valor que não tiver sido corretamente transferido será ressarcido”.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins