
O farmacêutico Marcos Vinícius Lima, de 28 anos, salvou um bebê que se engasgou com um pedaço de melancia enquanto trabalhava em uma farmácia, na região central de Palmas. Câmeras de segurança registraram o momento em que a mãe chega ao local com a criança nos braços, visivelmente desesperada. Em seguida, o funcionário pega o bebê, o posiciona corretamente e inicia as manobras de primeiros socorros.
“Eu estava em um atendimento, quando eu vi essa situação, interrompi o atendimento, logo em seguida fui prestar o socorro. Fiz as manobras de desengasgo, né? E a mãe apavorada, chorando, e eu falei: ‘Vai dar certo’. Eu fiz as manobras e consegui salvar a criança. Logo em seguida, eu dei um pouco de água para a criança, a criança foi se acalmando, a mãe também e, no final, deu tudo certo”, explicou.
O caso aconteceu no fim da tarde da última sexta-feira (18). Segundo Marcos, a mãe entrou na farmácia pedindo ajuda de forma desesperada. Apesar da tensão do momento, ele afirmou que estava preparado para agir.
“Foi um momento de muita tensão, mas ao mesmo tempo de foco. Como farmacêutico, a gente é treinado para agir em situações de emergência, então procurei manter a calma e fazer o que precisava ser feito. O mais importante para mim foi conseguir ajudar e ver o bebê ficar bem”, disse.
Formado em farmácia desde julho de 2024, Marcos contou que essa foi a primeira vez que participou do salvamento de um bebê. “Nunca tinha vivenciado uma situação exatamente assim. Graças ao preparo e aos treinamentos que tive como profissional da saúde, consegui agir com calma e segurança”.
O que fazer em casos de engasgo
Em entrevista, o bombeiro Thiago Baltazar dos Santos explicou que, ao identificar um caso de engasgo, o primeiro passo é acionar o serviço de emergência pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (Samu). Ele também demonstrou como realizar corretamente a manobra de desengasgo.