Tucunaré - Divulgação
Tucunaré - Divulgação

As riquezas do Lago de Palmas e a logística da cidade têm proporcionado o crescimento das atividades pesqueiras na capital. Pensando nesse potencial, o vereador Filipe Martins (PSC) tem sido pertinaz nas indicações que tratam o assunto.

Ele é autor do Projeto de Lei que torna o Tucunaré a espécie símbolo e patrimônio natural de Palmas, aprovado nesta quarta-feira, 11, durante sessão extraordinária na Câmara de Vereadores.

O Tucunaré é o tipo de peixe mais visado, tanto por quem vem de fora e principalmente, pela própria população do estado, sendo que agrande porcentagem de Tucunarés está mais concentrada no Lago de Palmas.

Uma reportagem do portal Primeira Página mostra que turistas que vêm especialmente do Sul e Sudeste do Brasil se interessam muito pela pesca do Tucunaré Azul, espécie nativa da Bacia Tocantins-Araguaia.

É uma espécie que precisa de preservação e só conseguiremos isso através da conscientização e valorização de algo que é nosso”, ponderou o vereador.

No uso de suas atribuições na casa de leis, Martins já apresentou diversos projetos, como o que cria a Semana Municipal da Pesca, esse já foi sancionado e é lei.O objetivo é incentivar o setor através de um programa municipal de recreação e pesca em Palmas, autorizando o esporte em locais a serem definidos pelo poder público.

Oparlamentartambém já solicitou que Palmas receba o título de Capital Brasileira do Caiaque.

Essas iniciativas devem alavancar a economia e beneficiar os guias pesqueiros do Tocantins, canoeiros e pescadores esportivos e assim, toda a cidade.

“A pesca esportiva é legítima e importante para o cuidado com o lago. Preservar a natureza é utilizá-la com responsabilidade e para aproveitar melhor esse potencial, tenho defendido junto ao governo municipal a implementação de ações para fortalecer o setor”, explicou Filipe Martins.

Fonte: Ascom Vereador Filipe Martins