
O segundo suspeito de matar um idoso a pauladas em uma chácara da região sul de Palmas, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira, 16, em Lagoa do Tocantins. Izaquiel da Silva Oliveira, de 29 anos, teve o cartaz de procurado divulgado em junho e, segundo a polícia, tentou ocultar provas do crime, se desfazendo de roupas e desmontando o veículo utilizado no dia do homicídio. Outro investigado por envolvimento no crime foi identificado a partir da análise de imagens de câmeras de segurança e preso no mês de junho.
Conforme o delegado Guilherme Torres, após a prisão do primeiro suspeito e divulgação do cartaz do segundo envolvido, a polícia passou a receber uma série de denúncias informando sua possível localização.
“Trabalhando essas denúncias, a gente conseguiu levantar informações e logo descobrimos que ele estava em uma chácara na zona rural do município de Lagoa. Ele tentou correr, mas foi feito o cerco de forma que ele não teve para onde fugir”, comentou o delegado.
O crime aconteceu no setor Santa Fé na madrugada do dia 9 de junho. Os suspeitos arrombaram a casa e espancaram Pedro Alves Folhas, de 66 anos, até a morte. A polícia afirma que a dupla invadiu o local para roubar e o caso é tratado como latrocínio. A esposa de Pedro estava em casa no momento e também foi agredida pelos criminosos. A família relatou que o local do crime parecia um “filme de terror”.
A investigação identificou os criminosos por meio da análise de imagens de câmeras de segurança. Com base nas informações levantadas, a equipe da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas), com apoio da Polícia Penal, localizou e prendeu Dione Costa Dias, de 33 anos, em uma casa no setor Santa Bárbara. Ele responde por outros crimes e usava tornozeleira eletrônica.
Investigação e prisão
A prisão de Izaquiel foi realizada após a divulgação da imagem de procurado do suspeito, o que gerou uma série de denúncias indicando que ele havia sido visto no município de Lagoa do Tocantins. “A equipe se deslocou até o local, realizou levantamentos no dia anterior e conseguiu confirmar a localização dele na manhã de hoje. No momento da abordagem, ele tentou fugir, mas o cerco montado pela equipe impediu a fuga. Ao perceber que não havia como escapar, se entregou sem oferecer resistência”, detalhou o delegado.
Imagens obtidas pela polícia, mostram o carro usado pelos suspeitos passando em direção à casa das vítimas na madrugada do dia 9 de junho. Algum tempo depois, o veículo retorna em alta velocidade.
Durante a investigação, os agentes mapearam todo o trajeto dos suspeitos e descobriram o endereço exato onde carro usado no crime foi estacionado. A polícia flagrou o veículo sendo desmontado, mas Izaquiel conseguiu escapar.
“O mandado de prisão foi expedido e ele, ao tentarmos cumprir o mandado de prisão, acabou fugindo. O motivo em si, porque foram lá, porque escolheram aquela residência, o que esperavam encontrar, o que levaram, o que deixaram de levar, a investigação precisa ainda continuar para que seja esclarecido”, disse o delegado Israel Andrade.
Conforme o inquérito, os fatos relatados pela esposa de Izaquiel revelam que era ele quem estava usando o veículo na noite do crime e, logo depois, se desfez das roupas e do calçado utilizados naquela noite. O objetivo, segundo o documento, era eliminar vestígios que pudessem incriminá-lo, como resíduos de sangue da vítima.
Após a prisão, Izaquiel foi conduzido à sede da 1ª DHPP em Palmas para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado à Unidade Prisional de Palmas, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Família relata terror
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a esposa de Pedro contou, em depoimento, que criminosos bateram na porta, se identificaram como policiais e exigiram entrar na casa, alegando possuir um mandado de busca. O idoso recusou abrir a porta e os suspeitos ameaçaram arrombar o imóvel.
Conforme o depoimento, Pedro atirou pela porta do quarto com uma espingarda calibre 22 para tentar assustar os invasores. Mas os criminosos conseguiram arrombar a casa, renderam o idoso e o agrediram até a morte com a própria arma.
Uma vizinha contou aos policiais que viu quando dois homens chegaram na porta da casa em uma moto. Segundo relato da testemunha, os homens chamaram diversas vezes pelo nome de Pedro, mas acabaram arrombando a porta para entrar.
Os suspeitos fugiram do local levando R$ 50, uma aliança, uma espingarda e dois celulares.
Fonte: g1 Tocantins