Projeto quer construir túnel embaixo da Praça dos Girassóis, em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Projeto quer construir túnel embaixo da Praça dos Girassóis, em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A Prefeitura de Palmas apresentou um projeto que pretende fazer uma grande mudança na região central da capital. A ideia é construir um túnel que vai passar por baixo da Praça dos Girassóis, com o objetivo de desafogar o trânsito intenso das vias ao redor das avenidas Teotônio Segurado e JK, principalmente nos horários de maior movimento.

O projeto para o túnel, foi anunciado pela prefeitura no dia 6 de agosto e deve custar entre R$ 100 e 120 milhões. A obra prever a criação de quatro faixas de rodagem, sendo duas delas exclusivas para ônibus do transporte público e as demais para o trânsito em geral. O novo trecho vai unir as duas pontas da avenida que hoje é cortada pela praça.

Segundo a prefeitura, o objetivo é promover mais mobilidade para as linhas do transporte público. O túnel vai finalizar no cruzamento da Teotônio Segurado, com a avenida LO-02, já integrando o corredor de ônibus da estação Apinajé, na região norte. Inclusive, está dentro do projeto a construção de uma nova estação na mesma altura, onde hoje é o canteiro central.

Segundo o secretário Municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, a ideia é adaptar as vias para receber o aumento do fluxo de veículos na capital nos próximos anos.

“Estou falando de dois, três, quatro anos, e se hoje a gente já tem problemas nas rotatórias, imagina a cidade com 500 mil habitantes. Daqui a pouco está uma rotatória travando a outra. As rotatórias impedem que a gente tenha os ônibus articulados, que são fundamentais para baratear o transporte público”, explicou o secretário.

Jocélio Mendonça, engenheiro civil que faz parte da equipe responsável pelo projeto de construção do túnel, explicou que as obras não vão interferir no uso da praça.

“Quem vai andar na praça não vai saber que tem a obra. Antes do trevo que chega na praça, ali vai ter um túnel, vai ter um trecho de aproximação, mas antes de chegar na praça ele já vai imergir. E a partir daí a obra é pensada para que não tenha impacto, até porque a praça é tombada”, afirmou.

Outro estudo é sobre a construção de um corredor para ônibus em todo o canteiro central da Teotônio Segurado. Mas, a princípio, as estações devem ser reposicionadas e as faixas do meio da avenida deixadas exclusivamente para os coletivos.

Em outro projeto ousado, a prefeitura tem a ideia de construir um segundo túnel leste-oeste embaixo da praça, dando continuidade à avenida JK.

“Na JK é possível, mas o primeiro tem que ficar por baixo. E nesse momento estamos fazendo essa proposta”, explicou o engenheiro civil.

A prefeitura incluiu a proposta no Programa de Aceleração do Crescimento, o novo PAC, e o andamento deverá ser possibilitado com uma contrapartida federal.

“Esperamos que neste ano a gente já consiga viabilizar os recursos do orçamento geral da União para o ano que vem. O prefeito Eduardo Siqueira Campos deve levar à bancada federal, que esperamos que contribua para um projeto muito importante dessa ordem, que vai transformar muito o fluxo de veículos na nossa cidade”, completou o secretário Ronaldo Dimas.

Fonte: g1 Tocantins