Volta da Câmara tem embate político: Dr Vinicius vai pra cima da gestão e líder Walter Viana rebate

O vereador Vinicius Pires (Republicanos) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Palmas nesta terça-feira, 05, para reafirmar sua postura como parlamentar de oposição ao prefeito Eduardo Siqueira Campos (Republicanos). Em discurso contundente nesta semana, ele criticou a condução da gestão municipal e apontou promessas de campanha não cumpridas, principalmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

“Quero começar minhas palavras reforçando meus compromissos para o segundo semestre. No primeiro, fui vereador da oposição, e no segundo semestre continuarei sendo. Mas essa oposição não surgiu do nada. Desde o início da gestão, tentei dialogar com o prefeito, procurei por WhatsApp, pessoalmente e por meio da assessoria. Queria discutir sobre saúde pública, que sempre foi minha principal bandeira, mas não fui atendido”, declarou o parlamentar.

Segundo Vinicius, sua oposição não é dirigida à pessoa do prefeito ou da secretária municipal de Saúde, Enica Minsky, mas sim ao que ele classificou como “ideias ineficazes” e “promessas vazias”. O vereador fez questão de listar uma série de compromissos de campanha que, segundo ele, não foram colocados em prática:

  • Instalação da nova sede da Prefeitura no Bosque dos Pioneiros;
  • Implantação de uma escola técnica federal na região sul de Palmas;
  • Construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Taquari;
  • Construção de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs);
  • Implantação de cinco escolas de tempo integral, incluindo na Buritirana e na região da Capadócia;
  • Criação de uma maternidade municipal;
  • Construção de um hospital público municipal.

“A gente não tem nem projeto para esse hospital”, denunciou Vinicius. Ele comparou Palmas a Araguaína, afirmando que a cidade vizinha possui orçamento menor (R$ 1,4 bilhão), mas conta com hospital municipal, unidade de cirurgia cardíaca e pronto atendimento infantil 24h. “Enquanto isso, nossas crianças em Palmas ficam à mercê de qualquer tipo de atendimento em UPAs lotadas e mal equipadas”, criticou.

O vereador também apontou falhas graves no sistema de saúde da capital. “Das 24 unidades básicas de saúde, apenas 14 têm farmácia em funcionamento. Há locais em que deveria haver 22 enfermeiros, mas só há quatro. Isso é um absurdo”, afirmou.

Outro ponto abordado foi a falta de diálogo institucional. Vinicius cobrou o cumprimento da promessa de reuniões semanais entre o prefeito e os vereadores. “Nunca vi essa reunião. Estamos no início de mais um semestre, e espero ver os vereadores sendo prestigiados, como prometido”, pontuou.

O parlamentar também ironizou a priorização de ações midiáticas por parte do executivo municipal. “Não sou vereador pra correr atrás de inauguração de lâmpada de LED em árvore. Política não pode ser baseada só em marketing”, disparou.

Situação no Santa Bárbara

Durante o discurso, Vinicius Pires também denunciou a presença crescente de usuários de drogas na região do setor Santa Bárbara, especialmente próximo à Arca e à escola local. Segundo ele, houve um deslocamento de pessoas em situação de vulnerabilidade da região da Saroba para o local, o que estaria configurando o surgimento de uma espécie de “cracolândia” na capital.

“Fui pessoalmente verificar e a situação é grave. Palmas está se tornando uma cidade grande com os problemas das grandes cidades. Vamos cobrar do município ações imediatas para evitar que esse problema se agrave ainda mais”, concluiu o vereador.

Walter rebate

O líder do governo Walter Viana rebateu Dr Vinicius na tribuna e defendeu a gestão.

Em entrevista á Gazeta, Walter afirmou que o prefeito “volta mais forte ainda e com apelo popular”, disse. “Retorno ao trabalho aqui na Câmara onde nós iremos debater ampliar ainda mais o debate sobre os projetos construir uma agenda propositiva junto com o Poder Executivo. Nós passamos por um momento de estabilidade agora no meio de julho com o afastamento do prefeito, mas isso ficou provado que o prefeito volta mais forte ainda e com um grande apoio popular e cabe à Câmara junto com o Executivo construir uma agenda que impacte positivamente o cidadão palmense lá na ponta. Aqui na Câmara nós voltamos com a base sólida uma base mais ampla e vamos trabalhar ainda mais para a convergência e a construção de uma união que beneficie o cidadão, menos o Legislativo, ele é independente sabe da sua responsabilidade daquilo que nós temos que fazer para aprovar projetos que ajudem o cidadão mesmo em harmonia com o nosso prefeito Eduardo Siqueira Campos com a sua gestão e como eu disse volta mais forte ainda para esse segundo semestre de gestão”, afirmou.

E dizer que vereador Vinicius Pires, a oposição ela faz parte, o debate é democrático e assim tem que ser. A oposição é muito bem-vinda, ela tem o seu papel, ela tem a sua importância. Mas me permita discordar. Vossa Excelência só vem nessa tribuna para cobrar compromisso de campanha e um mandato que não tem 7 meses. Passa ao cúmulo da incoerência. O mandato que nós somos eleitos, inclusive o senhor aí, todos nós, é um mandato de 4 anos.

Walter destacou que obras e promessas exigem tempo para serem cumpridas e insinuou incoerência nas críticas de Vinicius. Além disso, o parlamentar afirmou que estranhava a postura do colega, pois, embora ele alegasse exercer o papel de vereador de oposição, parecia haver um problema pessoal com o prefeito Eduardo Siqueira Campos. 

Ele observou que, logo após o afastamento de Eduardo por decisão do STF, o vereador esteve ao lado do prefeito interino, o vice Carlos Velozo (Agir), participando de um ato de entrega,e, agora, criticava a inauguração de uma avenida considerada importante para a região norte. O parlamentar ainda lembrou que o colega havia colaborado com a gestão interina e intervindo em casos relevantes durante os 20 dias em que Carlos Velozo esteve à frente da prefeitura.

O líder governista também rebateu as críticas sobre a ausência do prefeito na Câmara e citou as obras em andamento na área da saúde.

A saúde não é um tema fácil, a saúde é complexa, ela não se resolve da noite para o dia. Temos em andamento a reforma de vários locais: Taquaruçu Grande, Santa Bárbara, 406 Norte, Jardim Aureny III. Temos várias ações com ordem de serviço para inaugurar. O prefeito já recebeu 22 vereadores no auditório. Ao longo dos próximos meses, terá ainda mais tempo para provar que Palmas tem uma visão diferente.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins