Parceria entre instituições leva para escolas do Tocantins programa de combate às drogas e à violência

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Cristalândia, Big Jow, participou nesta quinta-feira, 22, na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de uma reunião que tratou de parceria interinstitucional que levará o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) as escolas dos Municípios tocantinenses.

Além do presidente da ATM, participaram o presidente do TCE, conselheiro Alberto Sevilha, e representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), Ministério Público do Estado (MPE) da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Polícia Militar do Estado o Tocantins (PM) – essa última responsável pela execução do PROERD nos Municípios.

Os representantes discutiram a participação de cada organização na parceria, discriminada em Minuta de Termo de Convênio, que será celebrada entre as organizações e as prefeituras que ainda não possuem convênio para a execução do PROERD nas escolas dos Municípios.

O presidente da ATM explica que a contrapartida dos Municípios será de baixo custo, quando comparada aos benefícios e resultados que se esperam com o PROERD junto às crianças e adolescentes. “Trata-se de um valor irrisório frente ao grande compromisso e trabalho que os policiais desempenharão nas escolas dos Municípios, principalmente na parte da informação e conscientização do público-alvo”, disse Big Jow.

O presidente da ATM se comprometeu em falar com os prefeitos para apresentar o projeto, com o objetivo de conseguir 100% da adesão dos Municípios tocantinenses. Atualmente, cerca de 20 Municípios possuem parcerias com a Polícia Militar para a execução do PROERD em seus territórios.