Paulo Roberto oficializa aliança com Dorinha em reunião com sua base, Gomes, Gaguim e Leo; Gesto político marca reaproximação considerada histórica em Taguatinga e no sudeste 

De Taguatinga- Maju Cotrim 

Em meio ao clima festivo do Carnaval, a política também deu o tom em Taguatinga. O prefeito Paulo Roberto reuniu sua base de vereadores, secretários e lideranças históricas do município para oficializar apoio à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha ao Governo do Tocantins.

O encontro, realizado na residência do prefeito, marcou uma reaproximação política após mais de uma década de distanciamento entre Paulo Roberto e Dorinha na cidade. O gesto foi interpretado como estratégico e simbólico, reposicionando forças locais no tabuleiro estadual.

A articulação contou com a atuação de aliados em comum, entre eles o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Carlos Gaguim e a liderança política Janad Valcari, que trabalharam nos bastidores para consolidar a aliança.

Paulo afirmou que a intenção foi comunicar aos líderes sobre a articulação deste ano. “Temos uma chapa pronta que tem dois senadores, dois federais e um estadual… sempre fazemos a estratégia de comunicar a população, tratamos as coisas com transparência sem jogar bola nas costas de ninguém. Aqui as duas palavras traição e ingratidão não fazem parte do nosso vocabulário”, disse. 

“Nós vamos este ano apoiar a candidatura da senadora Dorinha”, reafirmou para o governo destacando ainda seus dois pré candidatos ao Senado, Eduardo Gomes e Carlos Gaguim. Para federal o grupo apoiará Janad Valcari e Ricardo Ayres 

“Recebemos muitos convites para outras chapas, fomos muito assediados mas temos uma escola política e temos nossa posição. Temos lealdade a Wanderlei porque tem sido parceiro de Taguatinga”, pontuou ao citar a parceria com o governo. “Poucos governos fizeram isso pra trás”, disse.

“Politicamente não podemos entregar nossa história para um livro que não tem página. Hoje estamos dando a mão a Dorinha”, pontuou.

“Essa chapa é vitoriosa, a Dorinha tem todas as condições de fazer um belo governo porque tem muita experiência, tem tudo para acertar ”, disse. 

Dorinha 

A pré candidata Dorinha fez questão de agradecer a recepção especial e destacou a trajetória de Paulo Roberto. Ela elogiou o trabalho da gestão na área da saúde e disse ter orgulho de receber o apoio dele. Ela o convidou para ajudar na campanha na região .

Dorinha elogiou ainda o trabalho de administração de Wanderlei Barbosa. Ela anunciou destinação de recursos para a saúde além de pavimentação. “Conte com meu mandato e meu trabalho, tenho mandato até 2030, não estou atrás de poder”, disse.

Dorinha falou ainda que quer ouvir as bases e dialogar com todos os municípios. “Nosso projeto não é poder”, disse.

Discurso de unidade e fortalecimento da chapa

O tom do encontro foi de unidade e reconstrução. Em discursos firmes, lideranças locais defenderam a construção de uma chapa governista forte, encabeçada por Dorinha ao Governo, com Carlos Gaguim e Eduardo Gomes como pré-candidatos ao Senado.

A reunião foi vista como movimento estratégico no Sudeste tocantinense, especialmente em Taguatinga, município de relevância histórica e política na região. A sinalização pública do apoio consolida um palanque robusto e amplia a capilaridade da pré-candidatura de Dorinha no interior do Estado.

Mais do que um gesto político, o evento simbolizou a superação de divergências passadas e a construção de uma frente ampla em torno de um projeto majoritário para 2026.

Eduardo Gomes 

O senador elogiou Paulo Roberto e disse que ele sempre foi correto e combativo. 

“Está dando a partida num momento histórico e de muita responsabilidade”, disse sobre o gestor e a aliança anunciada.

Gomes saiu em defesa ainda de Dorinha lembrando dia liderança política no Congresso. “Taguatinga vai ser uma bússola para muitos dos 139 municípios do Tocantins, todos sabem de sua firmeza e sua decisão leva um simbolismo muito forte”, disse.

“O Sudeste vem recuperando prestígio”, analisou sobre a região. 

“Podem fazer o que quiser mas o sudeste vai poder dizer que além de ter a primeira mulher governadora, vai ter a primeira mulher do sudeste”, disse.

“A gente não tem tempo a perder com brigas inúteis”, afirmou. Ele lembrou ainda a gestão do governador Wanderlei Barbosa. 

Gaguim 

Após receber o apoio, Gaguim falou da história com Paulo Roberto e lembrou quando chegou a indicar ele como vice governador quando disputou as eleições para governo. “Pode contar comigo 24 horas”, disse. 

Léo Barbosa 

Estadual apoiado pelo prefeito, Léo Barbosa disse que fica feliz com o desenho que vê se formando em Taguatinga.