
Uma simples placa colocada em uma chácara de Gurupi, no sul do Tocantins, tomou conta das redes sociais nos últimos dias. Com os dizeres e pontuação confusa pedindo para que ninguém pegue pequi sem autorização, a imagem viralizou após ser publicada na página Gurupi Mil Grau com a legenda: “Enquanto isso no Tocantins”.
A frase, que tinha a intenção de proteger o pé de pequi da propriedade, rapidamente se transformou em motivo de risadas e identificação entre os tocantinenses, que reconhecem o amor e o ciúme pelo fruto símbolo do Cerrado.
“Se eu tivesse também um pé de pequi, ia ter ciúmes dele demais”, comentou uma internauta.
“Pronto, já vou mandar fazer essa plaquinha pra por na minha chácara”, brincou outra.
“Faltou colocar o contato dele aí pra eu ligar pedindo permissão”, respondeu um seguidor.
Mas o que começou como um meme teve sua origem revelada. Denise Alves Moreira, moradora de Gurupi, comentou na publicação original afirmando ser a dona da propriedade onde a placa foi instalada.
“Essa placa é na MINHA CASA hahahahahahahaha.
O cara que fez errou nas pontuações, mas mesmo assim serviu pra pararem de roubar. Ninguém ficou lá fazendo interpretação da frase”, contou Denise.

Em seu perfil pessoal, ela afirmou que não faz ideia de como a foto viralizou, mas garantiu que a placa é do ano passado. Após o sucesso inesperado, Denise publicou uma nova foto mostrando a versão atualizada da placa, instalada neste ano e novamente, o cuidado com os frutos segue firme.

O pequi é um fruto típico do Cerrado e um dos maiores símbolos da culinária tocantinense, usado em pratos tradicionais como o arroz com pequi e a galinhada.