Pontos críticos da BR-010 são alvos de cobranças de movimento social ao DNIT

O Movimento Pró-BR-010 cobra do Governo Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) com destaque a construção de uma ponte no córrego Aldeia Grande em Goiatins e a conclusão de toda a rodovia, mas, em caráter de urgência diversas, melhorias pontuais em todos os trechos críticos, entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins.

O movimento luta, desde 2012, pela conclusão completa da rodovia federal no Tocantins, mas no momento reivindica com urgência serviços relevantes em ladeiras, pontes, entre outros atendimentos, com vistas a melhorar o tráfego no segmento entre Aparecida e Goiatins.

Ponte do Aldeia Grande

Quanto à travessia no córrego Aldeia Grande no município de Goiatins, estrutura que acabou de ser interditada pelo DNIT, opôs-se ser motivo de protesto da população local em 14 de junho, motivada por vários acidentes com óbitos naquela ponte. As ocorrências no local se devem ao fato de a ponte ser deslocada da pavimentação da BR-010, dificultando a segurança dos motoristas.

A ponte alinhada com o asfalto nunca foi feita, e para acessar a travessia de madeira, passa-se por um trecho de chão e curva, motivo de frequentes acidentes. Ao interditar a ponte, o superintendente do DNIT, Luiz Antônio, garantiu que uma nova travessia será feita em tempo recorde.

Resta saber se a nova ponte será feita no segmento do asfalto e não mais no ponto dos acidentes. O Pró-BR-010 cobra ao órgão federal e ao superintendente no Tocantins que a nova estrutura seja feita no ponto que liga as duas pontas da pavimentação.

“A manifestação do dia 14 de junho foi encerrada com um coro forte e uníssono:

“CHEGA DE ESPERAR, PONTE NOVA JÁ!”

A comunidade agora aguarda resposta das autoridades competentes, exigindo não apenas promessas, mas ações reais e urgentes: a pavimentação do trecho e a construção de uma nova ponte, segura e digna. O apelo é simples e humano — que mais vidas não se percam por negligência”, trecho da matéria do site Gazeta do Cerrado.

BR-010

A BR-010 teve sua construção paralisada entre o final de 2007 e o início de 2008, e desde então os serviços de construção não retornaram mais. E somente em 2014 o Dnit deu início a uma manutenção que prossegue até hoje. Contudo, a comunidade por onde a via está inconclusa sofre com a paralisação e com pontos quase inacessíveis da BR, e clamam pelo retorno das obras.
Moradores da região frequentemente registram os problemas e postam nas redes sociais, com o objetivo de tentar sensibilizar as autoridades, sobre o retorno da construção ou no mínimo a urgência dos conserto dos defeitos atuais da via terrestre.

Serviços pontuais

Além da manutenção rotineira, como patrolamento e encascalhamento, o movimento cobra – enquanto não tem a construção definitiva – serviços, tais como:

1º – Realização de serviços mais sólidos e melhor estruturados nas ladeiras do Bigode e da Fazenda Ocidente em Rio Sono, de modo a evitar erosões e pistas escorregadias e permitir a subida de caminhões com cargas pesadas;

2º – Reconstrução em concreto das pontes localizadas na fazenda Ocidente e na fazenda Barrinha, em Rio Sono;

3º – Adequação do trevo da BR-010 – entrada para a zona urbana de Rio Sono, pois o formato errado do cruzamento tem provocado vários acidentes fatais;

4º – Sinalizações em todos os pontos de riscos, como ladeiras, curvas perigosas e travessias de riachos e rios;

5º – Substituição de todas as pontes de madeira e de concreto em situação precárias, por estrutura de cimento, entre o município de Itacajá e o de Goiatins, tais como as travessias dos córregos Tauá e Aldeia Grande, pontes estas com alerta do Dnit para carga máxima de 14 toneladas, impedindo o transporte da produção da região;

6º – Reconstrução da ponte do rio Manoel Alves Pequeno na zona urbana de Itacajá, já que o acesso é antigo e estreito, o que impede a travessia de veículos nos dois sentidos ao mesmo tempo.

As solicitações pontuadas acima, fazem parte de um documento entregue recentemente na sede do DNIT em Palmas.

Cobranças às autoridades estaduais

O Movimento Pró-BR-010 reconhece apoio das autoridades políticas do Estado em alguns momentos de luta pelo retorno da edificação da estrada, mas tem o sentimento de que algo mais deveria ser feito pelas autoridades tocantinenses.

É consenso no movimento de que o governador, a bancada estadual e a federal, os prefeitos e vereadores dos municípios que esperam pela BR-010, poderiam fazer muito mais pela conclusão da rodovia federal.

No entender do movimento, se a BR-010 estivesse concluída, o fluxo sobre a BR-153 seria bem menor, e possivelmente a ponte sobre o rio Tocantins, em Estreito (MA), não teria caído. Entretanto, mesmo se a tragédia tivesse ocorrido, a 010 estaria servindo como rota alternativa, evitando o desgaste das rodovias estaduais da região de Estreito e Aguiarnópolis.