Primeira etapa da Av. Siqueira Campos é entregue à população de Araguaína com presença de Eduardo e discursos de homenagem 

Moradora de Araguaína desde que nasceu, há 46 anos, a dona de casa Zildete Pereira da Silva agora está morando bem em frente a uma das rotatórias da nova Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos, no Setor Itapuã. Ela conta que, durante muitos anos, teve que conviver com alguns trechos sem asfalto na região e ficou surpresa com o tamanho da avenida.


 
“É uma obra maravilhosa, era muito esperada por todos nós que moramos nessa região. E, na verdade, a gente não achava que ia ser uma avenida tão linda desse jeito. A gente pensava que ia ser só uma ponte, uma rua asfaltada, mas essa avenida surpreendeu todo mundo. Com certeza vai ficar muito mais fácil de sair e chegar em casa agora”, disse a dona de casa.
 
A primeira etapa da maior obra de infraestrutura urbana do Tocantins, que liga a Via Norte à Av. Castelo Branco, com quase três quilômetros de extensão, foi inaugurada no fim da tarde do último dia 8, na presença dos moradores da região, autoridades políticas e convidados. O prefeito Wagner Rodrigues compartilhou que a obra gerou muitos desafios em função do tamanho e da complexidade de passar por diversos bairros ao longo do leito do Córrego Neblina.
 
“Muita gente até chegou a achar que seria prejudicada com essa nova avenida, mas, na verdade, serão muito beneficiadas. Agora elas podem ver isso. Por isso eu agradeço cada secretário, cada servidor, cada parlamentar parceiro, lá da gestão anterior, no início do projeto, na captação do recurso, até a execução durante a nossa gestão, todos que deram sua parcela de contribuição para chegarmos nesse momento histórico para Araguaína”, agradeceu Wagner.
 
Durante a cerimônia, o prefeito também mostrou o vídeo do andamento das obras da segunda etapa da Av. Siqueira Campos, que ligará a Av. Castelo Branco até o Setor Universitário, somando mais dois quilômetros de extensão.
 
Homenagem especial
 
“Essa é uma avenida lindíssima. Eu imaginava que era muito grande, mas encontrei aqui algo extraordinário”, enfatizou o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que participou da solenidade representando a família do homenageado.
 
“Nenhum outro lugar deste estado fez uma homenagem tão linda ao meu pai, como esta que estou recebendo aqui hoje. Araguaína é, sim, uma capital de excelência na educação, na saúde, no planejamento urbano, na modernidade, uma cidade que é a locomotiva econômica desse Tocantins. É uma cidade referência no planejamento urbano, na modernidade, na eficiência do gasto público. Eu estou lisonjeado por estar aqui com vocês nesse momento”, destacou o prefeito de Palmas.
 
Uma transformação para a cidade
 
“Essa nova avenida é um marco para a mobilidade urbana de Araguaína. É uma transformação que nossa cidade já demandava há anos e agora já estamos entregando a primeira parte, que já fará uma diferença enorme no dia a dia dos moradores da região. Estamos vivendo uma nova era na infraestrutura urbana e muito mais será feito, porque Araguaína cresce todos os dias e precisamos acompanhar isso”, pontuou o secretário da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Frederico Prado.
 
A primeira etapa da Av. Siqueira Campos tem cerca de três quilômetros de extensão, aproximadamente seis quilômetros de meio de vias, considerando as duas pistas, partindo da Via Norte, no Jardim Goiás, e cruzando os setores Noroeste, Vila Rosário e Setor Couto Magalhães até a Avenida Castelo Branco.
 
Durante o trajeto, o Córrego Neblina foi canalizado para receber a avenida dupla e o trecho também inclui mais de 2.300 metros de macrodrenagem, além de calçadas com acessibilidade,  ciclofaixa e arborização.
 
Iniciada em setembro de 2023, a primeira etapa teve um investimento de R$ 87.207.297,78 com recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento) – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
 
Mais mobilidade urbana
 
Ainda nesta primeira etapa da nova avenida, a Prefeitura fez quatro novos pontos de passagem interligando ruas dos setores Noroeste, Itapuã e Neblina à nova avenida: Av. Neief Murad, Rua Gaspar Dutra, Rua Olinda e Rua 13 de Setembro/Rua Mandaraí.
 
E ao longo de toda a extensão do trecho, 11 novas travessias foram construídas no lugar das antigas pontes. As estruturas são mais seguras, permitem a vazão de um fluxo de água maior sem causar danos à cabeceira do córrego e minimizam os pontos de alagamento nas ruas transversais.
 
Impacto ambiental e econômico
 
Durante os trabalhos de canalização do Córrego Neblina, mais de 300 ligações clandestinas de esgoto foram retiradas, evitando a poluição do curso d’água. Os imóveis da região já começaram a ser atendidos pela rede de esgoto e mais de 70 novas ligações já foram executadas pela BRK.
 
Ainda na fase de obras, a Av. Siqueira Campos gerou mais de 750 empregos diretos e indiretos. “E é só o começo. Uma nova via abre oportunidades para que novos estabelecimentos comerciais possam surgir, outros devem ampliar suas operações. E tudo isso significa mais emprego e renda para a população”, ressalta Wagner.
 
2ª etapa
 
A segunda etapa da Av. Siqueira Campos ligará a Av. Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte. O trecho tem quase dois quilômetros de extensão, totalizando quatro quilômetros de pista, também com calçadas acessíveis e ciclofaixas circundando o futuro Parque Neblina. Somadas as duas etapas, a nova avenida terá quase cinco quilômetros de extensão e mais de nove quilômetros de asfalto nas duas vias.
 
Neste trecho, o investimento também prevê duas Bacias de Detenção de águas da chuva, que vão compor o sistema de drenagem do Córrego Neblina. Uma delas  está praticamente concluída e a outra já está com as obras iniciadas e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026. O investimento ainda conta com a construção de três parques urbanos de preservação na região da bacia do Córrego Neblina.
 
O serviço de drenagem está com mais de 93% concluído; a terraplanagem já passou dos 90% de execução; a pavimentação está com quase 60% executada; guias e sarjetas estão com mais 30% concluído; e a iluminação já alcançou 37% de execução. A previsão é que a segunda etapa seja entregue no primeiro semestre de 2026.