
Waldecir José de Lima Júnior, de 40 anos, que atirou e matou o vigia Dhemis Augusto Santos, de 35 anos, em um shopping de Palmas tem registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Segundo apurado pela TV Anhanguera, ele chegou a ser condenado em 2013 por ser flagrado com uma arma, sem autorização de porte, em uma churrascaria.
O assassinato aconteceu na noite de sábado (29) em um shopping na região central de Palmas. Uma câmera de segurança registrou a discussão e o momento em que Waldecir atirou na barriga do vigia, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
O suspeito teve a prisão preventiva decretado e está sendo procurado. A polícia também divulgou um cartaz de procurado.
A Polícia Militar informou que Waldecir dirigia um carro de luxo e discutiu com o vigia após ser advertido por estacionar de forma irregular. A Polícia Civil complementou, informando que o investigado teria atingido uma baliza sinalizadora do estacionamento e, por isso, foi abordado pela vítima.
O CAC, em regra, não autoriza o porte de arma em locais públicos. Quem tem o registro como colecionador, atirador e caçador pode receber uma autorização de transporte do armamento para locais de treino e competição. O porte de arma necessita de um procedimento específico junto à Polícia Federal.
A Polícia Federal informou que para obter o Certificado de Registro, é necessário idade mínima de 25 anos (ou 18 para atiradores), além de comprovação de idoneidade, laudo psicológico, capacidade técnica e pagamento de taxa.
A PF pode suspender ou cancelar o certificado de pessoas com condenações criminais, após processo administrativo.
Waldecir foi condenado por porte ilegal de arma em 2013. Ele foi flagrado com uma arma de fogo em uma churrascaria em Palmas e chegou a dizer que era policial civil para tentar se esquivar de uma revista.
Ele foi absolvido pelo juiz da primeira instância, sob o argumento de que o porte ocorreu “de maneira fortuita, sem que ele efetivamente pretendesse portar a arma.”
O Ministério Público Estadual (MPTO) recorreu da absolvição e Waldecir foi condenado pelo Tribunal de Justiça.
Entenda
O vigia foi morto em um shopping localizado na quadra 203 Sul, em Palmas. Segundo apurado pela Polícia Militar (PM), o vigia orientou o motorista do carro de luxo a retirar o veículo de um local proibido, o que levou à discussão.
Após a orientação, Waldecir sacou a arma e atirou contra a vítima, atingindo a região abdominal.
Dhemis foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao HGP. A Polícia Civil foi informada da morte na madrugada deste domingo. O caso segue sob investigação da 1ª DHPP.