
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira, 13, mostra diversos quadros com fotos oficiais do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos) descartados ao lado de uma lixeira. As imagens, que antes estavam expostas em repartições públicas como retratos institucionais do chefe do Executivo, aparecem empilhadas em uma calçada.
O autor da gravação, que não se identifica, faz comentários irônicos enquanto mostra o material. Ainda não há confirmação sobre o local onde o descarte ocorreu nem se a retirada das imagens foi determinada oficialmente pela atual gestão.
O que aparece nas imagens
Na gravação, o homem exibe vários quadros com a foto de Wanderlei Barbosa e afirma:
“Tá vendo aí? Quando o cara tá no poder, todo mundo baba o ovo do cara. Olha o tanto de foto do Wanderlei jogado no lixo. Um monte.”
Em outro trecho, ele diz: “Agora o cara tá na pior… Quando tá no poder, todo mundo bajula. Isso não é amigo não, isso é vagabundo.”
O autor ainda recolhe um dos quadros durante o vídeo, sugerindo que o material teria sido descartado sem controle ou destinação adequada.
Contexto político
A circulação do vídeo ocorre um dia após a Polícia Federal deflagrar a Operação Nêmesis, que teve como alvos Wanderlei Barbosa, a primeira-dama afastada Karynne Sotero, os filhos Léo Barbosa e Rérisson Castro, além de aliados e ex-integrantes do governo.
A nova fase investiga suposto vazamento de informações sigilosas e tentativa de obstrução das apurações sobre desvios de recursos destinados à compra de cestas básicas durante a pandemia investigação que motivou o afastamento de Wanderlei por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Desde então, o governo do Tocantins está sob comando do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD).