
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), vai investigar a queda de uma aeronave de pequeno porte ocorrida na zona rural de Fátima, região central do Tocantins. O acidente resultou na morte de duas pessoas e deixou o avião completamente destruído.
A queda aconteceu no fim da tarde de sábado (1º), em uma área de fazenda. As vítimas foram identificadas como Diomedio Aires da Silva Filho, de 56 anos, piloto da aeronave, que morreu no local, e José Rosário Carneiro de Oliveira, de 52 anos, que chegou a ser socorrido, mas faleceu no domingo (2) em decorrência dos ferimentos.
O Cenipa informou que foi acionado durante os procedimentos de atendimento à ocorrência. Em nota, explicou que os investigadores realizam coleta e verificação de dados, preservação de elementos e análise dos danos provocados à aeronave e ao local do acidente.
A investigação será registrada no Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), e o prazo para conclusão dependerá da complexidade do caso, sendo finalizada “no menor tempo possível”, segundo o órgão.
Como foi o acidente
Imagens gravadas por um morador momentos antes da queda mostram o avião voando próximo a cabos de energia elétrica e, em seguida, desaparecendo atrás de um reservatório de água, em direção à zona rural.

Após o impacto, equipes de saúde do município foram acionadas. O piloto, Diomedio Aires, morreu ainda no local. Já José Rosário Carneiro foi encaminhado ao Hospital de Referência de Porto Nacional e posteriormente transferido para o Hospital Geral de Palmas, onde não resistiu aos ferimentos.
Fotos registradas na área do acidente mostram que o impacto destruiu a parte frontal e as asas da aeronave. A Polícia Militar informou ainda que houve derramamento de combustível no local.
A área foi isolada para os trabalhos de perícia e para o atendimento às vítimas.