Pista do Aeroporto de Araguaína — Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína
Pista do Aeroporto de Araguaína — Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Os novos voos diretos entre Palmas e Araguaína começaram a operar na madrugada desta quinta-feira (23), marcando uma nova etapa na aviação regional do Tocantins. A rota será operada pela Gol Linhas Aéreas e contará com frequência semanal.

De acordo com a Prefeitura de Araguaína, além do trecho direto, também haverá voos com paradas entre Palmas e Brasília (DF). A ampliação das rotas ocorre após a conclusão das obras de modernização do aeroporto regional do município, que agora tem capacidade para receber aeronaves de grande porte.

As partidas de Palmas ocorrerão às quartas, sextas e domingos, por volta das 23h55, com chegada a Araguaína às 0h50. Já os voos no sentido contrário sairão de Araguaína às 2h45, aos sábados, segundas e quintas, com chegada prevista a Palmas às 3h45.

Segundo o gerente do aeroporto de Palmas, Silvio Nogueira, a operação representa um avanço importante para o desenvolvimento econômico e turístico da região norte do estado.
“A conexão direta entre os dois aeroportos amplia as opções de deslocamento, impulsiona o turismo e fortalece os negócios locais. Os passageiros de Araguaína e região passam a ter acesso facilitado aos grandes centros urbanos do país, por meio das conexões disponíveis em Palmas”, destacou.

Retomada de voos de longa distância

O anúncio da nova rota foi feito em agosto deste ano pela Prefeitura de Araguaína. Desde abril de 2024, o aeroporto do município não operava voos de longa distância, o que obrigava os passageiros a se deslocarem até Palmas, Imperatriz (MA) ou Marabá (PA).

Com as melhorias realizadas, o aeroporto passou a contar com novo sistema de drenagem de pista, limpeza e adequação da área de segurança, nivelamento das cabeceiras e reforço da proteção vegetal lateral com o plantio de grama.

Também foram feitos investimentos em equipamentos técnicos, como a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), ambos já homologados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), informou a prefeitura.

Fonte: g1 Tocantins