
A segunda via da certidão de nascimento pode ser obtida online por meio da plataforma Registro Civil. Mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-Brasil), o site conta com um serviço informatizado para facilitar o fornecimento do documento. Para tirar uma certidão de nascimento online, basta inserir dados pessoais incluindo números de livro, folha e termo da certidão e encomendar para o cartório responsável. O acompanhamento do pedido e o pagamento (com boleto ou cartão de crédito) podem ser feitos totalmente via Internet. Veja a seguir como obter a certidão de nascimento.
Passo 1. Acesse o site do Registro Civil (registrocivil.org.br) e escolha a opção “Nascimento”;
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Acesse a solicitação do documento de nascimento no site Registro Civil — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Comece o preenchimento do formulário inserindo estado, cidade e cartório. Avance no botão “Próximo”;
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Informe o cartório — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 3. Digite nome completo, CPF e data de nascimento e continue;
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Apenas o nome completo é dado obrigatório — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 4. Na sequência, informe os nomes dos pais. Se não souber, deixe em branco;
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Informe nome de pai e mãe — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 5. Depois, é necessário informar dados presentes na certidão original, como livro, folha e termo. Os dados, porém, não são obrigatórios;
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Informe dados da certidão — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 6. O site Registro Civil permite encomendar uma segunda via de certidão digital, que chega via e-mail, ou impressa em papel oficial, que pode ser retirada presencialmente ou recebida pelos Correios. Ao selecionar uma certidão impressa, é possível também adicionar a Apostila de Haia, que garante validez do documento no exterior, desde que o país seja signatário da Convenção de Haia;
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Escolha a maneira de obtenção do documento — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 7. Revise os dados informados, marque a caixa que confirma a leitura dos termos de uso e avance;
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Revise os dados da solicitação — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 8. O site exibirá o preço do serviço na tela seguinte. Pressione o botão “próximo”;
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Revise o valor parcial da solicitação — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 9. Para prosseguir, é preciso ter uma conta no site. Selecione o link na parte de baixo para se cadastrar;
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Crie uma conta no site Registro Civil — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 10. Preencha informações como nome, CPF, telefone e endereço;
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Faça cadastro gratuito no site Registro Civil — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 11. Se o documento for encomendado na modalidade impressa, é preciso escolher o método de entrega;
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Escolha a forma de entrega do documento impresso — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 12. Por fim, selecione o método de pagamento. O registrocivil.org.br aceita cartão de crédito e boleto. O valor total do pedido aparece no topo da tela.
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Confira o valor total e efetue o pagamento online — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Fonte: TechTudo
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