Salomão de Dianópolis quer agenda com Wanderlei para tratar do hospital e revela pela 1ª vez: pode ser candidato a federal pelo PT

Maju Cotrim

O prefeito de Dianópolis, José Salomão, conversou com a Gazeta do Cerrado sobre o momento político e as perspectivas para este ano.

“Eu sou muito otimista, eu acredito que tudo tende a melhorar. Logicamente que a gente está passando por momentos difíceis, de alguma turbulência, de desenvolvimento da economia, mas a gente acredita na capacidade, na competência da equipe econômica do governo, falando do governo federal, superar essas dificuldades e logicamente que isso reflete com os municípios. Você vê atualmente o FPM está oscilando muito e para baixo, isso é preocupante. Então, a gente tem que nos adaptar, nós temos que nos prevenir, fazer um planejamento para que a gente não incorra em erros”, avaliou.

2026

A Gazeta perguntou como ele tem visto o cenário para 2026 aqui no Tocantins. “Eu estou vendo já muita movimentação, inclusive alguns grupos já sinalizando candidaturas, acho que é uma maneira precoce, precipitada. Eu acho que muita coisa pode acontecer ainda, desses arranjos, dessas tratativas todas, da parte do meu partido do PT, nós estamos nos preparando para reconstruir o partido, para que a gente possa voltar a participar do processo com chance de ocupar espaço, tanto na Assembleia como no Congresso”, disse.

Questionado se defende algum nome para o governo, ele pontuou: “Olha, dos nomes que eu vejo aí, o que tem mais proximidade conosco e possivelmente pode facilitar uma aliança, é com o Lourez. Eu estou falando isso por mim, não é a opinião do partido, é o que eu vejo como membro de um partido que é o melhor pro Tocantins e pro Brasil”, disse.

Governo

Ele contou que quer uma audiência com o governador Wanderlei para tratar da saúde. “O governador, a gente tem uma relação civilizada, harmoniosa, é lógico que cada um defendendo as suas posições, a sua ideologia, eu acho que ainda tem muito a dever a questão do atendimento à saúde. Nós temos um hospital regional que não tem resolutividade e sobrecarrega muito o município. Então, eu tô tentando, inclusive quero conversar, ter uma audiência com o governador, com quem a gente tem um diálogo muito civilizado, pra gente apelar, pra que atenda melhor a saúde na nossa região. Tá sobrecarregando demais a finança do nosso município, com essa ambulanciaterapia permanente. Nós transportamos pra Palmas todo dia de 30 a 50 pessoas, não tem um município que aguenta isso”, disse.

2026

Ele revelou pela 1ª vez que tem interesse em disputar uma cadeira de federal pelo Pt em 2026. “Se o partido me convidar estou à disposição do partido para ser candidato”, disse.

Ele chega a ser cogitado também para disputar a presidência do partido no Tocantins.

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!