Senador Eduardo Gomes defende valorização da carreira pública e segurança institucional em posse da Asmeto

A valorização da magistratura e a defesa da independência do Judiciário marcaram o discurso do vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), realizada nesta terça-feira, 11, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins.

Em sua fala, o senador destacou que o fortalecimento das carreiras jurídicas é condição essencial para a estabilidade democrática do país. “Não é difícil perceber que, em países com fragilidade democrática, o que se enxerga primeiro é a fragilidade dos seus poderes constituídos, em especial as carreiras da Justiça e de Direitos Humanos”, afirmou.

Eduardo Gomes também defendeu respeito a quem opta pela carreira pública. “Quem faz opção pela carreira pública precisa ser respeitado. Não há sorteio para carreira pública de alto nível. É necessária a dedicação de uma vida, preparo e aprovação em concurso público de condições universais”, pontuou.

Relator, no Senado, da PEC do Extrateto e do projeto do VTM (Valor por Tempo de Magistratura), o senador ressaltou que o debate precisa ocorrer com transparência e construção de consenso. “Muitas vezes o adiamento de votação corresponde justamente a uma oportunidade em que a gente possa construir um acordo que fortaleça a carreira pública”, explicou.

Ele também garantiu que mantém o gabinete aberto às entidades representativas. “Os nossos gabinetes continuam à disposição para as reivindicações e, principalmente, para a notícia verdadeira do que é o dia a dia de quem faz opção pela carreira pública”, declarou.

Reconhecimento da Asmeto

Empossado para a presidência da Asmeto no biênio 2026-2028, Allan Martins Ferreira destacou a atuação de Eduardo Gomes na condução das matérias de interesse da magistratura. Segundo ele, os projetos “alcançaram maturidade institucional e podem representar o caminho para a superação do atual entrave”.

Allan também ressaltou o diálogo mantido com o senador. “Ambos são relatados no Senado Federal pelo eminente Senador Eduardo Gomes, com quem a magistratura nacional tem mantido diálogo respeitoso e construtivo”, afirmou.

A cerimônia reuniu desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, representantes do Tribunal de Contas e autoridades políticas do Tocantins.