Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

O Dia do Senhor do Bonfim, comemorado nesta sexta-feira, 15 de agosto, será celebrado pela primeira vez como feriado estadual no Tocantins.   A data foi instituída no calendário cultural do Estado pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio da Lei nº 4.509, em 25 de setembro de 2024, em reconhecimento à tradição secular da Romaria do Senhor do Bonfim, a maior manifestação devocional do estado, que atrai fiéis de diversas regiões do país para os municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema.

Por ser feriado a partir deste ano, muitos trabalhadores terão a sexta-feira de folga. O comércio e outros serviços podem sofrer alterações no funcionamento. Veja o que abre e fecha no feriado de Senhor do Bonfim:

Serviço público

Como o feriado é em todo o estado, as repartições públicas estaduais e municipais não terão atendimento nesta sexta-feira. Os serviços essenciais, como os de saúde, segurança pública e limpeza urbana, são mantidos por serem ofertados em sistema de plantão.

O expediente será retomado normalmente a partir de segunda-feira (18).

Restaurante comunitário

Os restaurantes comunitários de Taquaralto e o Tereza Cristina Ayres, na região norte da capital, estarão fechados nesta sexta-feira (15). Os equipamentos públicos reabrem normalmente na segunda-feira (18), com funcionamento das 11h às 14hs.

Correios

No feriado, as agências dos Correios no Tocantins não vão abrir para atendimento ao público. Também não haverá entrega de correspondências.

No sábado (16), segundo a assessoria dos Correios, somente as agências franqueadas de Araguaína vão abrir as portas. Nas demais cidades, o serviço será retomado na segunda-feira.

Caso a população precise de informações, pode acessar o site dos Correios e conversar com a atendente virtual, a Carol, ou ligar para os telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Comércio em geral

De acordo com a convenção coletiva 2024/2026 da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), a 26ª cláusula permite o trabalho no comércio em geral, sendo que os empregadores terão a obrigação de pagamento de horas extras somente após o período normal de trabalho no feriado de Senhor do Bonfim.

Bancos

Para as agências bancárias, o Dia do Senhor do Bonfim é considerado feriado bancário, por isso não haverá expediente. O serviço também retorna na segunda-feira.

Em feriados, sejam federais, estaduais ou municipais, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as compensações bancárias, incluindo a TED, não são efetivadas nos feriados, somente o PIX.

Para boletos de contas de consumo, como água, energia ou telefone, se o vencimento for no feriado, poderá ser pago no dia útil seguinte, levando em consideração que o sábado não é considerado dia útil.

Para tributos e impostos é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa, orienta a instituição.

Supermercados

  • Quartetto: Loja do Palmas Shopping das 7h às 22h e na região norte, das 6h30 às 21h;
  • Big: lojas abertas das 6h às 22h;
  • Atacadão: lojas abertas das 7h às 22h;
  • Assaí: lojas abertas das 7h às 22h.

Shoppings

O Capim Dourado Shopping informou que no feriado as lojas terão abertura facultativa a partir das 10h, com algumas operações funcionando a partir desse horário.

No Palmas Shopping, a praça de alimentação, lojas e quiosques vão funcionar das 10h às 22h.