Solicitação do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa deve ser feita pelo Portal de Serviços do Governo do Tocantins
Solicitação do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa deve ser feita pelo Portal de Serviços do Governo do Tocantins

Para modernizar, agilizar e facilitar o acesso ao Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), desenvolveu um novo sistema digital para a concessão do benefício em todo o estado.

O lançamento do sistema ocorre nesta quarta-feira, 17, das 14 às 18 horas, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e contará com a participação de representantes dos 139 municípios tocantinenses.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, destaca que a iniciativa assegura o cumprimento dos direitos previstos em lei para aqueles que atendem aos critérios de idade e renda. “O novo sistema digital representa um avanço significativo na promoção da cidadania, da acessibilidade e da dignidade da pessoa idosa no Tocantins, ao ampliar a eficiência do processo e garantir maior controle, transparência e eficácia na prestação do benefício”, afirma.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e dos Programas Especiais da Setas, Rosane Voltorini, ressalta que a ferramenta estará disponível no Portal de Serviços do Governo do Tocantins. “Qualquer pessoa idosa poderá acessar o sistema e emitir o próprio cartão de qualquer lugar do país”, explica.

Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa

O Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa é uma política pública do Governo do Tocantins que garante gratuidade nos transportes rodoviários e aquaviários intermunicipais para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no estado e com renda de até dois salários-mínimos.

A legislação estadual determina ainda que os ônibus reservem duas vagas por viagem para pessoas idosas, enquanto micro-ônibus e vans devem disponibilizar uma vaga. Caso essas vagas sejam excedidas, as empresas são obrigadas a conceder desconto de 50% no valor da passagem.

Novo sistema

O novo sistema do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa contará com padrão único e base de dados centralizada, mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas. Os procedimentos de coleta de dados para emissão do documento serão padronizados em todos os municípios.

A plataforma permitirá que a pessoa idosa acesse o sistema em qualquer computador com acesso à internet e emita o próprio cartão. Caso não possua acesso ou não saiba utilizar a ferramenta digital, poderá procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, onde receberá atendimento de um servidor.

Documentos necessários para o cadastro

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou outro documento oficial com foto); comprovante de renda atualizado, emitido nos últimos 90 dias; comprovante de residência atualizado no estado do Tocantins; e uma fotografia recente no formato 3×4. 

A solicitação do Cartão Intermunicipal da Pessoa Idosa deve ser feita pelo Portal de Serviços do Governo do Tocantins, disponível em https://servicos.to.gov.br/

No campo de busca, o interessado deve pesquisar pelo serviço Solicitar Cartão do Idoso Intermunicipal ou localizá-lo na categoria Assistência Social e clicar em Detalhes do Serviço para acessar a Carta de Serviços, onde constam informações, requisitos e a documentação necessária. Estando apto e com todos os documentos exigidos, o solicitante deve clicar em Solicitar Serviço; preencher o formulário eletrônico com as informações solicitadas, inclusive aquelas que não são migradas automaticamente do cadastro; anexar a documentação; ler e responder às declarações obrigatórias; e, se necessário, salvar o formulário como rascunho para finalizar posteriormente ou visualizá-lo para conferência. Por fim, deve-se concluir o preenchimento com a assinatura digital, utilizando a senha do Portal de Serviços, e clicar em Incluir

Ao final do processo, será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação, que será analisada e validada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social no prazo de até 30 dias.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins