Tocantins é o 2º no ranking nacional de queimadas em 2021; veja números

O número já é 16% maior do que o registrado durante todo o ano de 2020, que teve 3.159 focos.

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O Tocantins já é o 2º estado com mais focos de queimadas no Brasil, com 3.683 incêndios florestais registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2021. O número já é 16% maior do que o registrado durante todo o ano de 2020, que teve 3.159 focos.

O Tocantins fica atrás apenas do Mato Grosso, que possui 6.822 focos, e na frente do Maranhão, com 3.252. o Estado que menos registrou focos de incêndios foi o Amapá, com nove.

O INPE também registra o ranking dos 10 municípios que mais registram focos, e três cidades tocantinenses estão na lista.

Lagoa da Confusão encabeça o ranking com 563 focos, Formoso do Araguaia em 3º lugar com 447, e Mateiros em 6º com 287 focos de incêndio.

Veja a lista completa:

Fonte: INPE

Para intensificar o combate às queimadas, o Governo do Estado está selecionando brigadistas. 712 candidatos se inscreveram para as vagas. Cada interessado pôde escolher em qual das oito cidades, em que o Corpo de Bombeiros Militar está instalado, para executar a prova prática.

O número de candidatos para as vagas chamou a atenção do coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante Geral do CBMTO e coordenador Estadual da Defesa Civil. Ele, inclusive, enfatizou a importância da decisão do governador Mauro Carlesse, ao criar formas para que as 80 vagas fossem abertas.

A execução do projeto é feita com recursos obtidos junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O teste de aptidão física será executado na segunda-feira, 26, a partir das 7h. Todos os candidatos confirmados precisam estar atentos à lista de chamada e comparecerem aos locais nos horários corretos.

As provas serão práticas e de caráter eliminatório. Cada candidato terá apenas uma chance para percorrer a distância de 2.400 metros levando uma bomba costal com 24 quilos. O candidato não pode correr, apenas andar rápido. Para pontuar, ele terá que fazer o percurso com o tempo abaixo de 30 minutos.

Conforme o Edital, o candidato fará a prova usando calça e calçado fechado, de preferência tênis. Não será autorizado fazer a prova descalço ou com calçado aberto, tipo sandália. Também não farão a prova usando bermuda ou saia. A prova vai atender a ordem alfabética.

O candidato deverá levar água e adotar as medidas de segurança contra a covid-19. Ainda há cinco vagas de cadastro reserva para cada cidade.

Locais das provas

1. Palmas – No 1° Batalhão de Bombeiros Militar, Quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05.

2. Porto Nacional – Orla da Matriz, Avenida Beira Rio (ao lado da quadra de areia), Centro.

3. Paraíso do Tocantins – Avenida José Otávio, esquina com a Avenida Comercial 01, Setor Nova Fronteira.

4. Araguaína – No 2° Batalhão da Polícia Militar.

5. Araguatins – Rodovia Estadual TO 010. Ponto de início: 900m da saída de Araguatins-TO em direção ao Aeroporto de Araguatins-TO, entre o Km 701 e 703.

6. Colinas do Tocantins – Rua Independência esquina com Rua 2, Jardim. América (Ponto de referência – Martins Materiais de construção).

7. Gurupi – Centro Olímpico Edberto Moreira Aguiar, Jardim Boulevard.

8. Dianópolis – Kartódromo de Dianópolis, Cruzamento da Rua Honório José Cardoso com Aimorys, Setor Bela Vista.

Veja nas fotos a lista dos candidatos com inscrição aprovada pela Comissão de Seleção, de acordo com as cidades escolhidas no ato da matrícula.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins