
O Governo do Tocantins está participando, nesta terça-feira, 3, de reunião com secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Ministério das Mulheres, em Brasília/DF. O encontro reúne gestoras de todo o país para dialogar sobre o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, com foco na articulação interfederativa, no planejamento e na participação social. A programação segue ao longo do dia, com encerramento previsto para às 18 horas.
O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação entre a União e os estados, promovendo o alinhamento de estratégias e o aprimoramento da execução de políticas públicas voltadas à garantia de direitos, à proteção e à promoção da autonomia das mulheres em todo o país. A agenda também possibilita a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a construção de soluções conjuntas para ampliar a efetividade das ações e assegurar avanços concretos na política para as mulheres.

Representando o Governo do Tocantins, a secretária de Estado da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, participa dos debates e dos momentos de fala destinados às gestoras estaduais, contribuindo para a troca de experiências e o alinhamento das ações desenvolvidas no Tocantins às diretrizes nacionais. “Durante a agenda, apresentei a organização da política pública estadual, as ações implementadas a partir de 2023 e os termos do acordo vigente, que orientam o avanço das iniciativas e favorecem a integração das ações do Tocantins às diretrizes nacionais, fortalecendo a atuação conjunta em favor das mulheres”, afirmou a secretária.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou a importância da presença das representantes estaduais para o fortalecimento do trabalho conjunto e o avanço das políticas públicas para as mulheres. “Mesmo diante dos desafios da gestão e da intensidade da agenda, seguimos trabalhando até o encerramento do mandato para ampliar ações que garantam mais proteção, protagonismo e oportunidades às mulheres em todo o país. Esse avanço passa, necessariamente, pelo fortalecimento da articulação intersetorial e interfederativa, envolvendo União, estados e municípios, como base para a consolidação de uma política nacional integrada e efetiva”, destacou a ministra.
Agenda institucional
A programação inclui informes do Ministério das Mulheres; debates sobre o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres; a Plataforma das Mulheres; e o Sistema de Políticas para as Mulheres; além da apresentação do Programa de Fortalecimento da Gestão, que trata da equipagem e formação das estruturas estaduais. Também estão previstos painéis sobre a agenda intersetorial da política para as mulheres e estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil.
A participação do Tocantins na agenda possibilita o fortalecimento da articulação federativa, amplia o acesso do estado a políticas, programas e investimentos federais e contribui para a implementação de ações mais integradas e eficientes, com impactos diretos no desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.
Lidieth Sanchez/Governo do Tocantins