
O Tocantins está com dois alertas de baixa umidade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde esta segunda-feira (8). O primeiro, de nível amarelo (perigo potencial), prevê índices entre 30% e 20%. Já o laranja (perigo) indica variação de 20% a 12%.
O aviso amarelo segue válido até a manhã desta terça-feira (9). Nessa classificação, o risco de incêndios florestais e de problemas à saúde é considerado baixo, mas ainda exige cuidados. Entre as principais recomendações estão:
- Beber bastante líquido;
- Evitar atividades físicas nas horas mais secas;
- Não se expor ao sol nos períodos de maior calor.
- Usar roupas leves e protetor solar;
- Umidificar ambientes com bacias de água, toalhas molhadas ou umidificadores;
- Manter a casa ventilada e limpa para evitar acúmulo de poeira.
No caso do alerta laranja, que vigorou até o início da noite desta segunda, além dessas recomendações, o Inmet orientou também o uso de hidratante para pele, a umidificação dos ambientes e a atenção a sintomas como ressecamento dos olhos, boca e nariz.

Em Palmas, os termômetros oscilaram entre 39 °C e 25 °C nesta segunda-feira. Para terça (9), a previsão indica tempo parecido, com poucas nuvens e umidade mínima de 20%. Na quarta-feira (10), as temperaturas podem chegar a 40 °C.
No norte do estado, em Araguaína, a variação deve ser de 38 °C a 21 °C, com muitas nuvens e umidade mínima de 20%. Já em Gurupi, no sul, a previsão aponta para temperaturas entre 38 °C e 20 °C, com possibilidade de névoa seca e poucas nuvens.
Fonte: g1 Tocantins