Última vacinação contra febre aftosa encerra com 98,75% do rebanho tocantinense imunizado

O levantamento realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), comprova que a última campanha de vacinação contra febre aftosa encerrada no último dia 17 de dezembro, vacinou 98,75% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) do Estado, ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90% do rebanho vacinado.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, comemorou o resultado obtido. “Ultrapassamos o índice vacinal estabelecido pelo Mapa, o que mostra a dedicação de todos os produtores rurais, juntamente com os servidores da Adapec e o Governo do Estado. Essa é a última campanha realizada no Tocantins, em 2023 a vacinação será substituída pela vigilância do rebanho”, celebra Paulo Lima.

Nesta última etapa da campanha foram vacinados bovídeos de todas as idades, reforçando a defesa sanitária do rebanho tocantinense. Os produtores tiveram até o dia 27 de dezembro para realizar a declaração da vacinação.

“Esse índice vacinal é uma comprovação do compromisso e engajamento dos produtores rurais com o combate à febre aftosa em todas as regiões do Estado, resultando em mais de 98% de todo o rebanho vacinado”, afirma o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Dados

O Tocantins conta com um rebanho de 10,8 milhões de bovídeos, destes a maior parte está concentrada nos municípios de Araguaçu, Formoso do Araguaia, Araguaína, Peixe e Arraias com 441 mil, 311 mil, 295 mil, 261 mil e 238 mil respectivamente. Todos os municípios, ou seja, os 139 ficaram com índice vacinal acima dos 90%, sendo que 22 atingiram 100% do rebanho vacinado. Araguatins é o município com maior quantidade de propriedades rurais cadastradas, num total de 1.425.

Vigilância

Em 2023, os produtores rurais deverão, nos meses de maio e novembro, procurar o escritório da Adapec mais próximo e obrigatoriamente realizar a declaração do rebanho abrangendo todas as espécies da propriedade rural. A medida visa o controle sanitário dos animais. Mais informações ligue no Disque Defesa da Adapec pelo 0800 063 11 22.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins