
Na tarde desta sexta-feira, o Senado Federal homenageou a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Criada pelo Decreto número 252/90, nos últimos 35 anos, já formou mais de 92 mil profissionais e ofereceu dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, atendendo às demandas de um mercado de trabalho dinâmico e de um mundo em constante evolução. A Unitins, além da sede em Palmas, possui campus em Araguatins, Augustinópolis, Paraíso e Dianópolis. E por meio do “Projeto TO Graduado”, foram criados 15 polos distribuído por todas as regiões do estado.
O reitor da universidade, Augusto Rezende, discorreu sobre a importância da Unitins para a inclusão de tocantinenses que ansiavam por conhecimento e que mudaram suas vidas graças às oportunidades recebidas. Fez um balanço dos 35 anos da instituição e agradeceu ao senador e vice-presidente do Senado Eduardo Gomes pela realização da Sessão Especial e pelo apoio dado desde a época em que era deputado federal e até hoje no mandato de senador.

O senador Eduardo Gomes afirmou em seu pronunciamento: “Homenagear os 35 anos da Unitins é celebrar a materialização de um sonho coletivo, inseparável da própria história do estado do Tocantins. Tais conquistas não resultam de uma gestão isolada, mas de 35 anos de dedicação coletiva de toda a comunidade acadêmica. Tenho a alegria de ter podido, ao longo de meus mandatos, contribuir pelo progresso e fortalecimento da instituição e ao progresso científico e social do Tocantins. Enquanto celebramos o passado, é importante projetarmos o futuro com a mesma ambição dos pioneiros, mas adaptada aos valores e inovações da era contemporânea. Continuem contando sempre com o nosso mandato. Vida longa à Unitins”, encerrou.
A mesa da solenidade foi presidida pelo vice-presidente do Senado Eduardo Gomes, o reitor da Unitins Augusto Rezende; a vice-reitora Darlene Teixeira Castro e os prefeitos Paulo Roberto de Taguatinga do Tocantins e Leandro Barbosa, de Miranorte. A senadora Professora Dorinha, que está em viagem fora do país, participou virtualmente.

O prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, também usou a tribuna e homenageou a instituição além de destacar o papel da educação superioa para os municípios tocantinenses.





