
O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, participou, nesta sexta-feira, 30, da Abertura Nacional da Colheita da Soja 2025/26, realizada na Fazenda Alto da Serra, em Porto Nacional, evento que marcou o início simbólico da colheita da principal cultura agrícola do país e reuniu produtores rurais, lideranças do setor e autoridades nacionais.
Eduardo Gomes integrou a solenidade ao lado do governador Wanderlei Barbosa, da senadora do Mato Grosso do Sul Tereza Cristina, do deputado federal Carlos Gaguim, do prefeito Ronivon Maciel e de representantes do agronegócio, em um ambiente de integração entre o setor produtivo e o poder público, diante de perspectivas positivas para a safra.
Durante o evento, o senador defendeu o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infraestrutura, logística e segurança jurídica no campo. “O Tocantins tem posição estratégica na produção de grãos do Brasil. Nosso compromisso no Senado é assegurar condições para que o produtor rural tenha previsibilidade, competitividade e apoio para seguir investindo e produzindo no Tocantins”, afirmou.
Com o tema “Onde a soja cresce, a transformação acontece”, a Abertura Nacional da Colheita da Soja 2025/26 integra o projeto Soja Brasil, desenvolvido pelo Canal Rural em parceria com a Aprosoja Brasil, com apoio da Aprosoja Tocantins e do Grupo Wink. A Aprosoja Tocantins foi a realizadora local e anfitriã da solenidade.
A programação reuniu produtores, especialistas e autoridades, reforçando o papel do Tocantins como uma das principais fronteiras agrícolas do país.