
O deputado Vicentinho Jr comemorou a retirada de pauta do projeto de zoneamento ecológico-econômico de pauta.
“Grande dia para o nosso setor produtivo do Tocantins. Quero parabenizar o governo do estado e a Assembleia Legislativa pela sensibilidade em retirar o projeto de zoneamento ecológico-econômico de pauta.
Lembro:”somos os produtores rurais mundiais que mais preservamos nossa flora”, afirmou.
Entenda
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou a revalidação do Projeto de Lei (PL) que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins (ZEE/TO) durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 18, com representantes do setor produtivo, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O objetivo é ajustar o projeto para atender às necessidades do setor produtivo, assegurando um crescimento econômico sustentável.
A proposta do ZEE/TO, estabelece diretrizes para o uso racional do território estadual, considerando aspectos ambientais, econômicos e sociais. Entre os principais elementos do Zoneamento, destacam-se: as zonas de institucionais, formadas por áreas legalmente instituídas para conservação e usufruto dos povos originários; as zonas de desenvolvimento integrado, onde as atividades produtivas devem ocorrer em equilíbrio com a preservação dos recursos naturais; e as zonas estratégicas de consolidação, voltadas à ocupação humana planejada e sustentável.