
O governador Wanderlei Barbosa oficializou, nesta terça-feira (23), a nomeação de Rodrigo Rochael Guerra para a presidência da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). Com uma trajetória de mais de 40 anos dedicada ao setor agropecuário, Guerra assume a autarquia com a missão de fortalecer o agronegócio tocantinense.
Pecuarista e administrador, o novo presidente traz na bagagem vasta experiência na gestão pública federal, tendo ocupado por dois mandatos o cargo de superintendente da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Assumo o desafio de liderar a Adapec com o compromisso de colaborar com a garantia da segurança sanitária do nosso Estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e assegurando que os produtos do Tocantins continuem conquistando mercados com qualidade e confiança, além de fortalecer e valorizar continuamente a capacidade e o profissionalismo dos nossos servidores”, destacou Rodrigo Guerra.
Perfil
Natural de Goiânia (GO), Rodrigo Guerra tem 60 anos, é casado e filho de pecuarista. É graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão do Agronegócio. Complementou sua formação com especializações em liderança e ética no serviço público pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Exerceu o cargo do superintendente Federal da Agricultura entre 2016 e 2023. Foi presidente do Sindicato Rural de Araguaína e da Cooperativa Vallecoop. Além disso, fundador do Núcleo do Cavalo Quarto de Milha do Tocantins e juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
Especialista em manejo racional de bovinos e equinos, além de gestão de pastagens, Guerra é credenciado pelo Ministério da Agricultura no programa de melhoramento genético CEIP. Sua gestão é pautada pela capacidade de articulação, foco em resultados e profundo conhecimento das demandas da classe produtora.
Vice-presidente da Adapec é nomeado
No mesmo Diário, o governador nomeou como vice-presidente, Francisco Pereira Ramos. Ele é médico-veterinário concursado da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), onde atua como inspetor de Defesa Agropecuária. É pós-graduado em Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal.
Foi presidente da Sociedade dos Médicos Veterinários do Estado do Tocantins (Sovetto) e também presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO).
Ao assumir a Vice-Presidência da Adapec, Francisco Pereira Ramos reforça o compromisso com a defesa agropecuária, a sanidade animal, a qualidade dos produtos de origem animal e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário tocantinense.
