Foto: Assessoria de Comunicação

“Estarei ao lado dos autistas e de entidades sérias comprometidas com essa causa tão importante”, disse Andrade.

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Porto Nacional, Antonio Andrade, e o pré-candidato a vice-prefeito, Soares Filho, se reuniram na noite desta terça-feira, 30, com membros da Associação Coração Autista, composta por pais e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Falta de profissionais, terapia ineficiente, ausência de incentivo ao esporte para crianças com TEA foram algumas das queixas apontadas na reunião.

Na oportunidade, a presidente da Associação Coração Autista, Tatiane Mota, pontuou questões importantes que tem afligido os pais de crianças com TEA que passam por inúmeras dificuldades no município.

Foto: Assessoria de Comunicação

“Faltam profissionais qualificados na rede pública municipal, falta amparo psicológico. O município criou o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM ), que em tese deveria nos dar suporte, no entanto, são 123 famílias que se veem desassistidas, pois o espaço hoje não conta com psicólogo, nem fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, e como bem sabemos um autista necessita de uma equipe multidisciplinar. Um atendimento que deveria durar 1 hora, não chega a 30 minutos, são apenas 3 profissionais para atender mais de 80 crianças”, explicou Tatiane.
O deputado se comprometeu a destinar recursos para construção da sede da associacão, e em parceria com o Governo do Estado, viabilizar ações que possam melhorar a assistência a essas famílias que tanto precisam.
Antonio Andrade ainda ressaltou que o poder público e a sociedade civil precisam atuar de forma conjunta para garantir que as pessoas com TEA sejam respeitadas em sua condição.
Sobre a Associação de Pais, Amigos e Profissionais do Autista de Porto Nacional e Região – Coração Autista
Presidida por Tatiane Mota, a entidade sem fins lucrativos é referência em acolhimento, informação e atendimento às famílias atípicas do município. Fundada em julho de 2021, a associação visa garantir acesso aos direitos e ao tratamento adequado para todos os autistas.