Estratégia é a saída para driblar a crise , esse foi tema da Palestra magna ministrada por Tom Lyra ao grupo serra Verde /Honda em Palmas.

Um dos , maiores palestrantes do país acredita que a crise separa os profissionais dos amadores, e acha que devemos agir, com inteligência para superar os momentos de incertezas.

O ex-vice-governador e empresário Tom Lyra encerrou a noite com a palestra “Você esta aprendendo com a mesma velocidade com que as coisas estão mudando?” . Com o auditório do grupo serra verde cheio, deixou uma mensagem de otimismo em relação à crise nas vendas brasileira e tocantinense, mas salientou que só sobrevive quem cria estratégias e as coloca em ação. “A crise é separadora de amadores e profissionais”, afirmou.

Tom Lyra ressaltou que, além da crise econômica, há uma forte crise de valores entre toda a cadeia de vendas e no atendimento por falta de foco e mau uso das redes sociais, que gera perda de tempo e de receita para as empresas”, o que deixa as pessoas perdidas. No entanto, afirmou que temos capacidade de responder, com inteligência e escolhas certas. Ele acrescenta que , na zona de conforto, não encontramos desafios e que ela “é aquilo que me agrada e que me impede de ir além. Brincou com uma frase de Rubem Alves : “Ostra feliz não produz pérolas”. Para Tom Lyra, a crise é o momento para avalição, já que “todas as vezes que saio da minha zona de conforto eu repenso os meus valores e cresço”.

Segundo Tom Lyra, os jovens não têm experiência de crise como os mais velhos, que viveram a hiperinflação dos anos 80. Citou índices inflacionários de 1985,que chegavam mais de 84% ao mês no Brasil e, também, alguns índices de outros países, para dizer que, na verdade, não se pode tomar o momento tocantinense pela realidade. “Nos pintam um quadro depressivo aqui em Palmas” disse “mas há estados em condições piores que a nossa “. Ele acredita que quanto maior a dificuldade, mais forte ficamos.

Para criar estratégias, Tom Lyra acredita ser necessário prever possibilidades, diminuir surpresas e racionalizar o esforço. “É preciso redescobrir a criatividade”. A crise veio para todos e o esforço é, igualmente necessário em todos os níveis. O querer é uma disposição. A ação é que constrói”.

Tom Lyra ressaltou que pessoas erram ao olhar apenas para o centro do problema, sem traçar planos e estratégias para se chegar ao futuro de forma planejada. Para ele, há evidencias de que a crise começou a diminuir e que o segundo semestre de 2018 será um dos melhores de todos os tempos. Mas perguntou ; “Onde você estará no final da crise? aonde você estará daqui cinco anos? Responder essa pergunta é essencial para olhar a crise em perspectiva, de acordo com Tom Lyra, que aconselhou : “não espere que façam por você. “O conhecimento é o que muda o mundo”.

Os novos valores, significativos para Tom Lyra, são : Inteligência, Iniciativa e criatividade. “Hoje, estamos na incerteza, não sabemos nada do futuro”. Mas o que é gestado hoje é o que define o seu amanhã. E sentenciou: Isso logo passa, “não espere que façam por você” porque “Não basta olhar o que se vê, é preciso ver o que se olha”, pois “A única maneira de poder ver o caminho que se tem pela frente é começar a percorrê-lo desde já”.

(Divulgação)