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Lucas Eurilio
Imagina estar trabalhando e do nada receber um PIX de R$ 95 mil na sua conta. Foi isso que aconteceu com o trabalhador Jayro Pimentel Barros, de Gurupi, região sul do Tocantins, esta semana.
Ele contou à Gazeta do Cerrado, nesta quarta-feira, 25, que estava em seu local de trabalho e por volta das 15H, recebeu uma ligação de uma pessoa desesperada dizendo que tinha feito o PIX para a minha conta.
“Sim aconteceu esse fato essa semana. O Cleber Cardoso fez um PIX e esse PIX caiu na minha conta e eu devolvi esse dinheiro. Segunda-feira, por volta das 15h eu estava fazendo uma atividade aqui na empresa, na qual eu trabalho, quando de repente o telefone toca. Quando eu atendi, uma pessoa tava desesperada do outro lado da linha dizendo, dizendo que tinha feito um PIX de R$ 95 mil pra minha conta”, explicou à nossa equipe.
Jayro explicou também que buscou em todos os bancos em que possuía conta e não tinha visto o dinheiro, até que lembrou de uma outra que não usava já há um bom tempo.
“Aí fui verificar, olhei em dois bancos e não estava, achei que era um golpe aí ele falou qual banco era. Eu já tinha até excluído o aplicativo, aí eu baixei de novo, lembrava da senha ainda, quando eu consegui abrir, tava lá, R$ 95 mil em dinheiro puro e de imediato eu fiz a devolução do dinheiro”, disse.
O empresário do ramo de vendas de carros em Palmas, Cleber Barbosa, também conversou com a nossa equipe e contou que passou por momentos de desespero.
Cleber disse que ia fazer o acerto da venda de uma caminhonete com um cliente e confirmou os dados antes de enviar o dinheiro. Cerca de 20 minutos depois, eles perceberam o erro.
“Eu estava com o cliente na minha mesa, que eu tinha vendido a caminhonete dele, aí eu fui fazer o acerto com o cliente, fui tirar minha comissão e passar o dinheiro dele. Ele me passou o PIX dele, tudo certinho, eu digitei, perguntei se estava certo, ele respondeu que sim, eu fui e mandei o dinheiro e o comprovante pra ele e ele foi embora. Depois de uns 20 minutos mais ou menos, ele chegou na minha loja e falou – Clebinho, o dinheiro não caiu na minha conta não. E outra, essa conta que você mandou o dinheiro não é minha não – eu falei, moço, mas você confirmou aqui”, contou Cleber.
O empresário contou ainda que conseguiu puxar os dados da pessoa para qual ele tinha enviado por engano os R$ 95 mil e disse que Jayro o tranquilizou afirmando que iria devolver o dinheiro.
“Aí eu corri na agência bancária pra ver se tinha como fazer alguma coisa. Meu gerente ligou na central, tentamos de todo jeito, não tinha o que fazer. Tinha ido pra conta do Nubank, da pessoa que até então, pra gente era desconhecida. Depois, com a ajuda de um amigo, eu consegui puxar todos os dados e dei sorte de ser uma pessoa de Gurupi, o seu Jayro. Aí eu liguei pra ele, contei o que tinha acontecido, e ele disse que eu podia ficar tranquilo, se tivesse dinheiro meu na conta dele, ele ia devolver naquele instante. Eu expliquei que era na conta do Nubank e ele disse que nem lembrava dessa conta. Assim que ele localizou o dinheiro na conta, ele me devolveu” disse.
Por fim, Cleber disse é preciso ter muito cuidado ao fazer PIX e que depois desse episódio, limitou o valor das transferências.
“Eu achava que tinha perdido. Hoje eu falo, a gente tem que ter muito cuidado ao fazer PIX, faço hoje um valor mais limitado. Eu agora só faço TED, depois dessa aí, só na TED”.