Agentes de trânsito abordaram mais de 1700 veículos e removeram 41 por irregularidades - Foto: Divulgação Detran/TO
Agentes de trânsito abordaram mais de 1700 veículos e removeram 41 por irregularidades - Foto: Divulgação Detran/TO

por Gabriel Moraes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), realizou, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a Operação Carnaval Seguro, em 27 municípios do estado. Nestes seis dias de atuação, os agentes de trânsito do órgão, em conjunto com as demais forças de segurança do estado, abordaram 1.794 veículos durante as blitz repressivas e realizaram 512 testes do bafômetro. Além disso, a equipe de educação para o trânsito abordou 30.400 pessoas durante blitzes educativas e panfletagens em eventos.

O presidente do Detran/TO, Hercy Filho, avalia positivamente os resultados da operação, que buscou coibir infrações e crimes nas vias, reduzir os sinistros e as mortes no trânsito e preservar vidas.

“Durante este Carnaval, nós tivemos um aumento do fluxo de veículos e de pedestres nas vias. Diante disso, mobilizamos mais de 100 servidores, entre agentes, educadores de trânsito, policiais militares e guardas municipais, para garantir a segurança viária no estado. Mais do que números, estes resultados são reflexos do nosso compromisso com o bem-estar da população tocantinense”, pontua o titular da pasta.

Veículos removidos

Dos mais de 1.700 veículos abordados, os agentes de trânsito removeram 31 motocicletas e 10 automóveis por irregularidades.

Testes do bafômetro: infrações, crimes e recusas

Nas blitzes da Lei Seca, os agentes realizaram 512 testes do bafômetro, dos quais 33 foram positivos e 479 negativos. Ainda houve 15 recusas ao teste e um termo de constatação, que ocorre quando os agentes identificam um condutor visivelmente embriagado, a partir de sinais de alteração da capacidade psicomotora, como dificuldade para ficar de pé, fala arrastada, hálito etílico, olhos vermelhos, agressividade e falta de memória.

Dos 33 testes positivos, 16 condutores foram autuados por infração de alcoolemia, que acontece quando é identificada uma quantidade inferior a 0,33 mg/L de álcool no organismo do condutor, conforme o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Já os outros 17 condutores foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia por crime de embriaguez ao volante, quando o teste identifica uma quantidade igual ou superior a 0,33 mg/L de álcool no organismo do condutor, conforme o art. 306 do CTB.

Demais ocorrências: direção de veículos por menores de idade e moto recuperada

Durante a operação, as equipes de fiscalização registraram três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por entrega de veículo motorizado a menor de idade e não habilitado.

Em Porto Nacional, os agentes do Detran/TO, junto à PM e à Guarda Municipal, recuperaram uma motocicleta que constava como furtada/roubada no sistema. O veículo, modelo YAMAHA/YBR 125K, foi identificado por volta das 18h30, na Avenida Padre Luso, no centro de Porto Nacional, na sexta-feira, 13.

Ao ser abordado, o condutor evadiu-se do local e abandonou a motocicleta. Os agentes, ao desconfiarem da atitude suspeita, realizaram uma consulta ao sistema e confirmaram que o veículo constava com registro de furto/roubo.

Diante da confirmação, a moto foi recolhida e encaminhada à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Porto Nacional, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência. A autoridade policial determinou a apreensão do veículo para que seja devolvido ao proprietário.

O gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Enildo Leite, destaca a atuação estratégica e a integração das forças na operação. “Este resultado alcançado foi possível porque houve uma coordenação estratégica das forças durante as ações repressivas, cada uma atuando dentro da sua atribuição institucional. Em um trabalho coletivo, conseguimos garantir o cumprimento da lei de trânsito, reduzir sinistros e mortes e garantir a segurança viária no estado”, destaca o gerente.

Trabalho educativo: mais de 30 mil pessoas abordadas

Com o tema “Brinque o carnaval, só não com a vida”, o Detran/TO também atuou de forma educativa com foco na conscientização de condutores e foliões, abordando a importância de seguir as leis de trânsito, usar os equipamentos de segurança e respeitar as sinalizações.

A gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Cristina Noronha, reforça a importância da conscientização durante as operações. “Nós queremos não apenas retirar das vias aqueles que dirigem de forma irregular, mas também educá-los. Nosso trabalho é sensibilizar o cidadão de que a construção de um trânsito mais seguro é coletiva, e se faz com a participação de todos. Cada um exerce um papel neste trabalho”, reforça a gerente.

A equipe de educação para o trânsito realizou a entrega de materiais didáticos e sensibilizou a população quanto à temática nas principais ruas e locais de festividades dos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Xambioá, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins e Arraias. O resultado foi de 30.400 pessoas alcançadas com a mensagem de conscientização no trânsito.