Tratamentos contra osteoporose podem ajudar pacientes com covid-19, aponta estudo

Por Gazeta do Cerrado | 04/11/2020

Última atualização em 04/11/2020 10:53

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Uma equipe de pesquisadores de diferentes universidades na Europa realizou um estudo que mostra que tratamentos para a osteoporose podem ser úteis também em pacientes com covid-19. Os primeiros resultados mostram que os medicamentos podem reduzir entre 30% e 40% a infecção do vírus SARS-CoV-2.

O estudo foi publicado nesta semana na revista científica Aging e é de autoria de Jordi Monfort, chefe de reumatologia do Hospital del Mar, em Barcelona. “Certos medicamentos usados no tratamento de doenças reumáticas podem interferir positivamente na covid-19, seja diminuindo sua incidência ou sua progressão para casos mais graves”, relatou o pesquisador.

O estudo feito relacionou dados de mais de 2 mil pacientes com osteoporose, osteoartrite e fibromialgia e que foram infectados pelo novo coronavírus. Os pesquisadores perceberam que havia uma baixa incidência do vírus nestes pacientes. Assim, passaram a testar uma série de medicamentos e tratamentos com o objetivo de observar a evolução dos casos.

Os cientistas puderam observar que tratamentos como denosumabe, zoledronato e cálcio resultaram em uma redução importante na incidência de do vírus durante as primeiras avaliações. Esses remédios equilibram o sistema esquelético e ativam uma resposta do sistema imunológico que, por sua vez, passa a combater o vírus.

Outros testes ainda precisam ser feitos para comprovar que a real eficácia destes tratamentos. “Os dados do estudo indicariam que os tratamentos antiosteoporóticos administrados a nossos pacientes da atenção primária são seguros contra a infecção pelo covid-19 e podem até reduzir sua incidência. Porém, estudos com maior número de pacientes são necessários para verificar isso”, afirmou Alba Gurt, coautor do estudo.

Fonte: Exame
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br