O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou que a travessia por balsas entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) deve acontecer de forma gratuita a partir da próxima semana. O trajeto tem sido realizado por embarcações particulares desde a queda da ponte JK, em dezembro de 2024.

Estamos atuando de forma emergencial para auxiliar as empresas e a população de Aguiarnópolis após o desabamento da ponte JK. Determinei que a nossa equipe avalie a situação da cooperativa que opera as voadeiras, pequenas embarcações, usadas na travessia diária. Também solicitei à PGE [Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins] que agilize as medidas jurídicas necessárias para garantir as travessias gratuitas, evitando que os moradores tenham seus orçamentos comprometidos”, disse o governador .

O governador não infomou a data exata, nem qual será a empresa responsável pelo traslado de passageiros. Neste sábado (25), oDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que uma nova contratação será realizada nos próximos dias, com o objetivo de atender às necessidades da comunidade e reduzir os impactos dessa situação.

Na quinta-feira (23), a autarquia confirmou que a dispensa de licitação da para contratar a empresa que faria a travessia de balsa entre o Maranhão e o Tocantins foi revogada. Segundo o órgão, houve descumprimento das obrigações contratuais por parte da PIPES Empreendimentos LTDA, que havia sido escolhida para prestar o serviço.

Conforme informações do DNIT, os imprevistos relacionados à contratação da PIPES estariam gerando prejuízos tanto para a autarquia quanto para a população local, que precisa do transporte na divisa entre os estados.

Por isso, o departamento informou que a revogação da dispensa de licitação foi tomada para a “continuidade dos trâmites administrativos” e para garantir a prestação do serviço.