Maju Cotrim

Acontecerá no dia 3 de dezembro, às 10 horas o julgamento das Ações de Investigações Judiciais Eleitorais (AIJEs), contra o governador Mauro Carlesse (DEM) e seu vice, Wanderlei Barbosa (PHS. O desembargador Marco Anthonhy Villas Boas é o relator.

O julgamento é referente ao mandato que terminou em dezembro do ano passado, da eleição suplementar e que já acabou. Advogados ouvidos pela Gazeta afirmam que a ação teria perdido o objeto.

O advogado de defesa de Carlesse na Ação, Juvenal Klayber falou à Gazeta sobre o assunto. “Em tese, é sobre isso que o TRE vai decidir. Serão julgadas duas Ações de Investigações Judiciais Eleitorais (AIJE’s). Vamos aguardar até o dia 03, mas não é nada excepcional. Certeza que o tribunal vai julgar improcedente”, disse.

Outras ações

Carlesse e Wanderlei respondem a outras duas Ações de Impugnação do Mandato Eletivo (Aimes), na Justiça Eleitoral do Tocantins. As Aimes foram ajuizadas pelo candidato derrotado ao governo Cesar Siomini (PSL) e pelo procurador da República, Álvaro Manzano, mas estes processos ainda não estão prontos para julgamentos, pois a Justiça sequer abriu prazo para as alegações finais, última fase de trâmite antes do julgamento.