Três casais puderam trocar alianças e votos de compromisso na manhã desta segunda-feira, 02, na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína. O enlace matrimonial dos pares foi promovido pela Instituição Missionária Resgate Sem Fronteiras, com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e da empresa Embrasil Serviços, cogestora da unidade prisional.
Na presença da família, amigos, padrinhos e madrinhas, três internos da unidade trocaram alianças com suas noivas durante uma cerimônia religiosa. No ato, o pastor instruiu os noivos sobre o propósito do casamento e da responsabilidade do compromisso estabelecido perante a igreja e a sociedade. Oficializaram a união os casais P.R.L.M e M.S.O; J.S.S e D.S.S; e W.C.S.C e R.P.B.
“Os casamentos, além de resguardar o direito do reeducando de construir família, fortalece os vínculos familiares, que na nossa compreensão é o principal ponto de apoio da ressocialização”, explicou Marcelo Moreira dos Reis, técnico em Defesa Social, ligado a diretoria de Políticas para o Sistema Prisional. “Em parceria com a Instituição Resgate Sem Fronteiras, a Seciju busca oferecer ao reeducando um processe de cumprimento da pena que dê possibilidade de retorno e convivência exitosa a sociedade”, reiterou.
O casamento é realizado no Salão de Eventos da UTPBG e a Instituição Resgate Sem Fronteiras prepara toda a ornamentação da cerimônia com flores, tapete vermelho, toalhas de mesa, bolo de casamento, comes e bebes. Tudo para reintegrar o reeducando e possibilitar, mesmo que dentro dos muros, o início de uma nova vida.