O documentário “Trilhas da História: Estrada dos Tropeiros Canela-Taquarussu do Porto” foi lançado na terça-feira, 10, no Cine Cultura, em Palmas. A solenidade de lançamento contou com a presença de pessoas que participaram do filme, equipe técnica e de direção e membros da comunidade.
Dirigido por Andréa Lopes e Cristiano Viana, produzido pelo Instituto Puro Cerrado, o filme resgata as memórias e histórias da antiga Estrada dos Tropeiros, um importante caminho que marcou o desenvolvimento do norte de Goiás e da região que hoje é o Tocantins.
De acordo com a diretora Andréa Lopes, o objetivo do documentário é preservar a memória de um território marcado pela luta e cultura, promovendo o turismo de base comunitária e fortalecendo a identidade local. “É uma forma de impedir que essas histórias desapareçam e de valorizar a participação das comunidades locais na preservação de sua história e do meio ambiente”, destaca.
Já o diretor Cristiano Viana registra a memória dos moradores que vivem na região antes da criação de Palmas. “O documentário mostra também que os laços comunitários permanecem vivos no território e isso fortalece as pessoas na luta pela preservação das tradições locais, da cultura e do meio ambiente”.
Receptividade
O secretário de cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, enfatizou que as leis de incentivo como a Lei Paulo Gustavo e PNAB contribuem com a valorização da rica cultura do Tocantins e destacou que o documentário registra a própria história da construção do estado. “Eu me senti parte dessa história, sou um desses personagens retratados aqui neste filme”, comentou.
O artista visual e presidente do Conselho de Política Cultural do Estado do Tocantins, Elpidio de Paula, ressaltou os desafios enfrentados pela classe artística e elogiou a qualidade do trabalho apresentado. “Eu me emocionei com o filme, ele retrata uma parte da história que remete às nossas raízes culturais, me identifiquei muito!”, disse.
O morador da comunidade de Taquaruçu Grande e guia local, Osmar Martins, comemorou o lançamento do documentário e disse que a obra contribui com a luta para a preservação do território. “O filme aborda várias questões importantes para nós, que moramos nessa comunidade, mas creio que o aspecto mais importante é a mensagem de valorização do território e da cultura dessa região. Espero que mais pessoas tenham acesso ao filme para que conheçam essas histórias e a nossa luta na preservação dessa riqueza”, concluiu.
Exibição
Esta foi a segunda exibição do documentário, que teve sua estreia no dia 19 de novembro, na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, contando com a presença de moradores da comunidade.
Resultado de oito meses de trabalho, o filme revisita a história da Estrada dos Tropeiros, que ligava a extinta Vila do Canela a Taquarussu do Porto (atual Taquaruçu), retratando a vida antes da divisão do Estado de Goiás, que deu origem ao Tocantins. A obra também apresenta a chegada de novos moradores, conectando passado e presente por meio de histórias emocionantes e imagens da paisagem cultural e natural de Taquaruçu Grande, região rica em trilhas, sítios arqueológicos e cachoeiras.
Projeto
O projeto foi realizado com patrocínio do edital Audiovisual Tocantins, via Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura.
Ficha Técnica:
Direção: Andrea Lopes e Cristiano Viana
Argumento: Mariah Soares e Andrea Lopes
Roteiro: Cristiano Viana
Produção executiva: Fernanda Veloso
Direção de arte/música: Cristiano Viana
Produção: Ana Cláudia Cardoso e Cristiano Viana
Pesquisa: Ana Cláudia Cardoso e Ruy Bucar
Direção de fotografia: Elton Abreu
Captação/edição: Elton Abreu, Kaio Dias e Paolo Magalhães
Imagens de Arquivo: Sidney Madalena
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu e Lorena Karlla Mascarenhas
Social Mídia: Ramon Dias e Suyanne Dias
Foto cobertura lançamento: João Ricardo Ribeiro
Figuração:
José Fialho Miranda – Zé Japão
Zulmira de Sousa Fialho
Odemar de Sousa
Isac Rodrigues
Bianka Sophia Fialho Paiva
Rykelmy Fialho Paiva Rodrigues
Osmar Martins Pereira
Tarcísio Vória Carvalho
Samara Martins
Whebert Araújo
Flávio Herculano
Tercino Dias Cardoso
Olavo Cardoso Sforsin
Breno Miranda
Benício Pontes Cardoso
Entrevistados:
José Fialho Miranda – Zé Japão
Idalice Ribeiro
Ruy Bucar
Terezinha Ribeiro Damascena
Mário Benício
Noeli Stürmer
Padre Aderso Alves dos Santos
Prof. Júnio Batista do Nascimento