Encontro das águas – Foto – Eoncomtur

Direto do Encomtur, Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo em Santarém, PA, por Marco Jacob

Santarém e Belterea e a Vila de Alter do Chão, que pertence a Santarém e são os destaques desta região às margens do rio Tapajós no encontro magico das águas azuis com as águas “barrentas” do rio Amazonas.

Alter do Chão – Foto – Encomtur

Um local  histórico, que faz parte do desenvolvimento, através das navegações e de sua capacidade hidrográfica que une as águas e as cidades que se desenvolveram nas margens dos grandes rios.

Santarém tem 306 mil habitantes em uma área de 17.898 km2 e com media de 214 mil turistas/ano.

André Dias, Secretário Estadual de Turismo/ PARÁ  abre o ciclo de palestras da manhã de sexta-feira, 15, e mostra a evolução turísticas desta região a partir do número dê voos que passou de 112 mil em 2018 para 496 mil em 2019 e mesmo com a pandemia, ainda superou em mais que o dobro os dados de 2018 com mais de 265 mil passageiros.

André Dias, Secretário Estadual de Turismo do Pará – Foto – Gazeta do Cerrado

A estratégia utilizada para que estes números crescentes foi a publicação em jornais e mídias especializadas em turismo, o que rendeu estes ótimos resultados.

Para os turistas que chegam em cruzeiros, principalmente internacionais da Europa ou do Caribe, o ticket medio de gasto diário em torno de 100 dólares por dia.

Está em construção um dos maiores centros de convenções do Norte do Brasil que está alinhado com a Blajur um neologismo que une os termos Business (negócios) com plasure (prazer) que une as convenções.

O festival do Çairé, realizados sempre no terceiro final de semana de Setembro e  já existe a mais de 300 anos com duas agremiações que disputam as melhores apresentações do ano:  Boto Tucuxi (boto cinza) e o Boto Cor de Rosa com uma grande aos moldes da Festa do Boi Bumbá de Parintins, que reune anualmente mais de 100 mil turistas nacionais e de origem estrangeira durante os cinco dias de festas realizadas do Çairódromo.

Festival do Çairé – Foto – Encomtur

“A melhor época para conhecer Santarem é qualquer época”, diz o Secretário Dias, “De julho a janeiro, quem gosta de praias tem centenas de opções com estrutura e as praias desertas, entre fevereiro e junho com a alta dos rios, os passeios de barcos e turismo de natureza”.

Foto – Gazeta do Cerrado