Atrair mais visitantes e despertar o interesse de investidores nas regiões turísticas de Palmas e Jalapão. Estes são alguns dos resultados que o Governo do Tocantins espera conquistar com a passagem do Rally Internacional dos Sertões pelo Estado, entre os dias 8 e 10 de setembro. A primeira vez que o Tocantins entrou na rota foi no ano de 1998, mas a edição 2016 será marcada como a de maior visibilidade, já que o Tocantins vai abrigar 45% da prova (outros 45% serão em território goiano e 10% na Bahia); bem como sediar a chegada dos competidores, a cerimônia de premiação e a festa de encerramento.
Este fato, na avaliação do gerente de Promoção Turística da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Edésio Tolentino, é um indicativo de maior exposição midiática, com perspectiva de atrair mais turistas, empresários dispostos a investir, promotores de eventos de aventura, bem como produtores cinematográficos. “O Rally Internacional dos Sertões tem uma visibilidade muito grande e vai tornar ainda mais conhecidas as regiões turísticas do Estado. Isso vai valorizar as pessoas e os nossos atrativos”, avaliou.
Outra aposta diz respeito ao público atingido pelas mídias sociais, hoje umas das importantes ferramentas de divulgação utilizadas pelo Rally. “Com a quantidade de postagens que geralmente são feitas, somadas ao nosso trabalho de postagens e compartilhamentos, vamos ampliar o alcance e fazer com que os atrativos, e o Tocantins como um todo, se faça ainda mais conhecido. Vamos utilizar isso para aumentar o interesse das pessoas em conhecer o Estado”, pontuou Edésio Tolentino. De acordo com a organização da prova, em 2015, 1.128.964 pessoas foram alcançadas pelas redes sociais na ação promocional da competição.
Jalapão
A cada dia, o Jalapão se consolida mais como destino ideal para a prática de ecoturismo e aventura, crescendo também o número de eventos de diversas modalidades realizados na região. Com a passagem do Rally, a expectativa é que também se amplie o interesse de produtores para a criação de novos eventos, utilizando este potencial. “O Tocantins tem todas as características necessárias para se tornar referência neste aspecto”, pontuou o gerente Edésio Tolentino.
Alcance midiático
Na edição de 2015, além do público atingido via redes sociais, o evento contou com 205 jornalistas brasileiros e estrangeiros credenciados, contabilizando 2.168 matérias em TVs, jornais, revistas, sites e rádios; mais de 10 horas de transmissão em TVs, atingindo a um público de mais de 7 milhões de pessoas.
Sobre o Rally
Com apoio institucional do Governo do Tocantins, a 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que começou no sábado, dia 3, chega no dia 8 de setembro à cidade de Mateiros, já no Estado, e segue, no dia 9, para Ponte Alta do Tocantins. No dia 10 a competição se encerra em Palmas, com cerimônia de premiação e festa de encerramento.
A prova contará com pilotos e navegadores de todas as regiões do Brasil, além de competidores estrangeiros. Ao todo, são 231 inscritos. A caravana será composta por 143 máquinas, entre carros, motos, quadriciclos e UTVs.
Fonte: Ascom