Um turista carioca de 64 anos morreu ao passar mal durante uma trilha no Morro do Sereno, em Mateiros, no Jalapão. Segundo informações, o homem teria sofrido um infarto e chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu.
O turista estava conhecendo o Tocantins com a esposa e a filha. A morte aconteceu pouco depois das 6 horas desse domingo, 26, quando ele participava de um passeio com a filha e um guia turístico.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ponto em que o homem passou mal fica a uma altura de 2 mil metros de altitude.
O senhor recebeu os primeiros cuidados por parte do guia por volta das 6h15, quando começou a passar mal. O profissional tem treinamento para esse tipo de situação. Quando a equipe chegou ao local, o idoso estava deitado em um banco e ainda tinha sinais vitais.
Os bombeiros passaram cerca de 40 minutos tentando reanimar a vítima e a levaram para uma região mais baixa, de planície, onde estava uma médica de uma unidade de saúde de Mateiros. Mas mesmo com os cuidados, o turista morreu.
Segundo o proprietário da empresa contratada pela família para fazer o turismo no Jalapão, Alex Paulo Siqueira, tudo aconteceu muito rápido e mesmo os serviços de socorro estando a uma distância de mais de 30 km do ponto onde o turista passou mal, ele foi atendido em menos de uma hora.
Ele informou ainda que a família contratou a empresa em um pacote de sete dias, e iria ficar outros três em Palmas. A fatalidade aconteceu no quinto dia de viagem e, segundo Alex, em nenhum momento o idoso se queixou de problemas de saúde. Mas ao saber do caso, a empresa prestou todo apoio à família para o socorro.
O representante da empresa de turismo também disse que depois que foi constatada a morte, o corpo da vítima foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) e liberado na tarde desta segunda-feira, 27. A família e a vítima vão retornar ao Rio de Janeiro nesse mesmo dia. Alex informou ainda que, segundo o IML, o turista teve um mal súbito, de origem cardíaca.