No início dos anos 1800, um explorador suíço conseguiu chegar a Petra, o antigo oásis cuja localização foi um segredo bem guardado durante séculos.
Nas profundezas dos desertos e das montanhas escarpadas da Jordânia está um tesouro antigo, a cidade de pedra de Petra. Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das sete novas maravilhas do mundo, Petra é uma gigantesca metrópole de túmulos, monumentos e outras estruturas religiosas elaboradas e esculpidas em penhascos de arenito. Acredita-se que tenha sido resolvido já em 9000 aC, Petra se transformou na próspera capital do reino nabateu. Essa cultura pouco compreendida no Oriente Médio dominou grande parte da Jordânia dos dias atuais, do século III aC até o século I dC, quando se rendeu ao poder crescente de Roma.
Após a conquista romana e a mudança das rotas comerciais, a cidade declinou em importância até ser abandonada. Os europeus não puseram os olhos em suas paredes cor-de-rosa durante séculos, até o início do século 19, quando um viajante se vestiu com trajes beduínos e se infiltrou no local misterioso.
Um explorador disfarçado
Em 1812, o estudioso suíço Johann Ludwig Burckhardt viu-se de pé na entrada de um rio, um vale seco, onde seu guia beduíno o havia conduzido. Seguindo o chão rochoso do desfiladeiro, notou como as paredes cavernosas se elevavam tão alto que quase obscureciam o céu. Mas uma visão extraordinária aguardava Burckhardt ao se dirigir para o outro lado: um edifício fantástico, esculpido em rocha sólida e coberto com uma magnífica urna que subia a quase 50 metros acima dele.
O explorador suíço teve que conter seu espanto e admiração. Um estudioso apaixonado do mundo árabe, Burckhardt sabia que havia encontrado uma misteriosa cidade perdida, pois havia rumores de que ele havia chegado em suas viagens pelo deserto. Ele foi o primeiro europeu a entrar em Petra por muitos séculos.
Envolto em vestes árabes, Burckhardt teve que manter sua excitação para si. Seu guia beduíno acreditava que ele fosse o xeique Ibrahim ibn Abdallah, um estudante indiano nascido e criado nos princípios do Alcorão, que – explicou Burckhardt ao guia em árabe quase impecável – havia chegado a esse lugar remoto para cumprir um voto piedoso. Ele teve que agir com a máxima discrição. Qualquer movimento em falso poderia ter revelado seu disfarce, colocando assim sua missão, e talvez até a sua vida em perigo.
Cidade das Lendas
Lendas de riquezas perdidas giravam em torno daquele incrível monumento que Burckhardt acabara de ver. Em árabe, este edifício é conhecido como Al Khazneh, o Tesouro, por causa das histórias contadas pelas tribos locais sobre um tesouro depositado ali por ladrões, há muito tempo.
Hoje, os historiadores acreditam que esta magnífica estrutura era o túmulo de um soberano do primeiro século, talvez o rei nabateu Aretas IV. Dentro há uma câmara funerária, livre de qualquer detalhe decorativo e – até agora, pelo menos – livre de tesouros.
É possível que, em suas viagens, Burckhardt também tenha escutado os tribos beduínos contando a história de outra maravilha de Petra: o Qasr al Bint – o Palácio da Filha do Faraó. Diz a lenda que pertencia a uma princesa que se comprometeu a casar com qualquer homem que pudesse canalizar a água para o seu palácio.
Na realidade, este edifício, o único exemplo em Petra de um monumento não esculpido na rocha, é um grande templo. Uma estrutura de tetrastilo (com quatro colunas na frente), estudiosos especulam que foi dedicado ao culto das divindades dos nabateus Dushara e Al-‘Uzza.
Oásis dos nabateus
Na Bíblia, a área em torno de Petra é chamada Edom, a terra que se acredita ter sido colonizada por descendentes de Esaú, o irmão gêmeo mais velho do patriarca israelita, Jacó. É provável que Petra estivesse entre os assentamentos ocupados por tribos semitas, que invadiram a área ao redor do Mar Morto, a noroeste, e do Golfo de Aqaba, do sul, no século 13 aC Petra, junto com uma confederação de outras cidades, estava em constante conflito com as tribos hebraicas a oeste.
Muito mais tarde, uma nova onda de colonos chegou, cuja vasta riqueza transformaria Petra na Cidade das Rosas. Estes eram os nabateus, descendentes, segundo o escritor judaico-romano Josefo, da figura bíblica de Nebaioth, filho de Ismael. Acredita-se que eles tenham se originado na Arábia, chegando a Petra como comerciantes nômades por volta do século IV aC, atraídos pela abundância de água doce.
Lá eles mudaram para um estilo de vida estável e se tornaram especialistas em engenharia hidráulica, criando um sistema altamente sofisticado de reservatórios e canais de irrigação. A chuva e a água de nascente foram coletadas em depósitos especiais, a partir dos quais foi distribuída pela cidade.
Se a colônia era um oásis urbano exuberante no meio do deserto vermelho, é fácil entender por que, na tradição local, o episódio do livro bíblico do Êxodo – no qual Moisés faz a água fluir batendo em uma rocha sua equipe está em Petra. De acordo com a versão local, o estreito barranco conhecido como o Siq, ao longo do qual o próprio Burckhardt chegara a Petra, foi formado pela torrente de água libertada depois que Moisés golpeou a rocha.
Qualquer que tenha sido a origem desse recurso mais precioso, os inventivos nabateus usaram a água para cultivar sua cidade. Petra floresceu como rotas de especiarias desenvolvidas que ligavam a Índia, a Pérsia e a Arábia com o Mediterrâneo, o Egito e a Fenícia.
Estabelecendo o monopólio do tráfego de caravanas, a capital nabateia conseguiu se proteger dos inimigos, permanecendo aberta ao fluxo principal de comércio através do mundo antigo. Durante séculos, trens de dromedários carregados de especiarias, seda e incenso chegaram a Petra. Desertos cansados, pagavam voluntariamente seus impostos, não apenas para desfrutar da proteção da cidade, mas para estocar o recurso mais precioso que os nabateus poderiam fornecer: água doce.
Muitos dos monumentos incríveis de Petra foram construídos durante o reinado do rei Aretas IV, entre 8 aC e 40 dC Durante quase um século, a glória de Petra brilhou intensamente, até ser difundida pelo império maior a oeste: Roma. Em 106 dC, o imperador Trajano anexou os territórios nabateus e a área ficou conhecida como a província romana da Arábia Petraea.
Ofuscada por Bostra (conhecida hoje como Busra ash Sham), a capital da nova província romana, a influência política de Petra diminuiu. Muito mais tarde, após o colapso do Império Romano, Petra tornou-se uma capital provincial sob o Império Bizantino. Mas quando isso aconteceu, por sua vez, caiu para as forças muçulmanas no século VII, Petra desapareceu. Em ruínas depois de uma série de terremotos, passou a ser conhecida como Wadi Musa – o vale de Moisés.
Durante as Cruzadas, a área era mais conhecida pelo mosteiro de St. Aaron do que pela própria cidade. O mosteiro estava localizado na montanha chamada, em árabe, Jebel Haroun – Monte Aaron – dizem ser o local de descanso do irmão de Moisés. No século XII, o sultão Saladino tomou a maior parte da Terra Santa dos cruzados. Jebel Haroun e o culto de Arão tornaram-se um lugar de peregrinação muçulmana.
Mas um grupo de pessoas manteve a lealdade às ruínas de Petra: os beduínos, que usavam a cidade como sua fortaleza. Eles mantiveram sua localização um segredo bem guardado por centenas de anos.
No século XIX, os colonialistas europeus eram motivados por noções românticas e comerciais de explorar o Oriente Médio. A perspectiva de encontrar as ruínas de civilizações perdidas inflamava a imaginação dos estudiosos, entre eles Johann Ludwig Burckhardt.
Nascido em 1784, Burckhardt viajou para a Inglaterra para aprofundar seus estudos em 1806. Ele estudou árabe na Universidade de Cambridge e tornou-se membro da Associação para a Promoção da Descoberta das Partes Interiores da África, com sede em Londres, que encarregou seu talentoso recruta. para encontrar a nascente do rio Níger. Burckhardt aceitou. Sua expedição foi marcada para embarcar no Cairo.
Antes de partir em uma missão tão perigosa, em 1809, Burckhardt decidiu visitar a Síria para intensificar seu estudo do árabe e do islamismo. Foi lá que ele adotou seu pseudônimo, Ibrahim ibn Abdallah, para quem ele começou a criar uma história de fundo. Ibrahim, ele decidiu, era um muçulmano da índia, cujas origens distantes dissipariam qualquer dúvida sobre seu sotaque estrangeiro quando falava árabe.
Depois de um período intensivo de quatro anos de estudo e viagens dentro da Síria, Burckhardt considerou que estava finalmente pronto para ir ao Cairo. A rota mais direta para o Egito ficava ao longo da costa, mas Burckhardt escolheu um caminho mais difícil, através das rotas desérticas perto do Mar Morto, uma área desconhecida para os europeus. Seu motivo, como ele escreveu, era consolidar seu conhecimento já extenso sobre o mundo árabe, mas também “reunir informações sobre a geografia de uma área totalmente desconhecida”.
Burckhardt deixou Damasco em 18 de junho de 1812. Indo para o sul através do que é hoje a Jordânia, ele ouviu pessoas falando sobre uma cidade localizada perto de Jebel Haroun, onde se acredita que a tumba de Aaron esteja localizada. Bem versado em escritores clássicos e historiadores como Diodorus Siculus, Strabo e Josefo, cujas obras fazem referência à misteriosa Petra, ele percebeu, com crescente excitação, que poderia estar perto da cidade “perdida” em si. Ele inventou uma história de capa convincente para seu alter ego, Ibrahim: Ele era agora um peregrino piedoso que havia viajado de longe para cumprir uma promessa de fazer um sacrifício no túmulo de Aarão.
Contratando um guia local, Burckhardt entrou no território beduíno. Em 22 de agosto de 1812, Burckhardt emergiu do escuro e estreito rio Wadi, finalmente pondo os olhos no esplendor da fachada do Tesouro. Por todo o seu cuidado e discrição, ele não pôde resistir a examinar as estruturas e fazer anotações. Em seu relato posterior da descoberta, ele escreveu sobre o momento de parar o coração quando seu guia ficou desconfiado: “Agora vejo claramente que você é um infiel”, disse o beduíno com raiva, acusando-o de querer roubar um tesouro. Burckhardt negou a acusação e continuou em direção ao túmulo de Aaron.
“Há um vale nas colinas de Jebel Shera chamado Wadi Musa”, escreveu ele à associação africana em sua chegada ao Egito. “Aqui estão os restos de uma cidade antiga, que conjeturo ser Petra, aplacewhich asfarasIknow, nosso viajante europeu já visitou. ”
Cinco anos depois, no Cairo, depois de muitas andanças que o levaram a Meca e Medina, ele finalmente estava pronto para explorar o rio Níger. Mas em uma vida curta, repleta de aventuras, Burckhardt nunca a alcançaria. Aos 32 anos, ele sucumbiu à disenteria, nunca percebendo seu sonho de revisitar as maravilhas que havia examinado sob o olhar vigilante de seu guia beduíno.
Fonte: Mistérios da Antiguidade