Alcançando um público de aproximadamente 660 pessoas em apenas duas cidades do interior tocantinense, o espetáculo DO REPENTE tem encantado e movimentado a rotina de muitas pessoas. A companhia Lamira Artes Cênicas proporciona neste espetáculo uma viagem nas figuras do poeta cantador, do coquista, do glosador, do cordelista e da influência desses elementos na formação e diversidade cultural do Brasil. O espetáculo acontece pelo projeto Rota Tocantins, que tem patrocínio de O Boticário na Dança e da Energisa, e é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apresentação (38)

A poética do espetáculo oferece proximidade ao público, o que atrai muitas pessoas e faz com que, quem esteja passando na rua, pare para assistir. O espetáculo tem 35 minutos de duração e foi estreado em 2012. Já foi apresentado mais de 85 vezes, em mais de 70 cidades brasileiras, em todas as regiões do País.

O processo de criação do “Do Repente” inclui pesquisas sobre várias estéticas, como a commedia dell’arte, o uso de máscaras na construção de personagens e a movimentação articulada existente na manipulação de marionetes. A construção estética deste espetáculo é baseada em personagens que se movimentam no contexto da temática. As sequências coreográficas, muito embora se realizem em sincronia, carregam a diferença de serem “assinaladas” pelopersona, pelas características que são de cada personagem literário atuante na cena.

As letras em português carregam o sotaque nordestino, característico do regionalismo, além de palavras que tem significado e oralidade fluentes a essa cultura. Para o público mais próximo desta realidade é um prato cheio em identificação, e é onde os sorrisos das pessoas invadem a cena, representando uma relação crescente que se abre entre o público e os artistas. Além da identificação, para o público brasileiro no geral, pode haver um encontro com características de nossa cultura ainda desconhecidas, o que pode provocar uma grande e agradável surpresa. É de classificação livre, gratuito e imbuído de leveza e humor.

Divinópolis do Tocantins e Brejinho de Nazaré foram as primeiras cidades a receber este espetáculo neste ano, as quais foram preenchidas de muitos sorrisos advindos de um público grande e diverso. Nesta sexta-feira (21), o espetáculo será apresentado na cidade de Aparecida do Rio Negro. Em apresentação única, “Do Repente” acontecerá em semana de festividade em Aparecida, na chamada Sexta do Festejo! Quem for assistir o espetáculo na cidade, que é bem próxima a Palmas (73km), ainda pode aproveitar o restante da programação.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas de Palmas – TO. Criada em 2010, a Cia completa sete anos de existência. O grupo busca na fisicalidade o ponto de interseção entre as linguagens da dança, teatro e arte circense. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. O objetivo da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as artes cênicas como linguagem cultural. A Cia tem o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Serviço:

Espetáculo “Do Repente”

Cidade: Aparecida do Rio Negro (TO)
Data e Horário: 21/07, Sexta Feira (Sexta do Festejo), às 20h30.
Local: Praça José Eurico Costa

Valor: Gratuito

Informações: (63) 3322 7944/ (63) 98131 2222

Classificação indicativa: Livre

Site: www.lamira.com.br

Facebook: Lamira Artes Cênicas

Instagram: @lamiraartescenicas

Patrocínio: O Boticário na Dança e ENERGISA