Foto: Dicom UFT
Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Após quase sete meses de paralisação por conta da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai retomar as aulas nesta terça-feira, 13, de forma remota, ou seja, online.
O retorno das atividades foi decidido no último dia 8/10 pelo Consuni, mas a instituição não tinha informado a data exata.
O assunto foi discutido entre os Conselheiros em uma webconferência. Dos 23, 19 votaram a favor, dois deles com ressalvas e quatro votaram contra.
A retoma
Durante a webconferência onde ficou decidido que a UFT iria retornar, o conselho foi muito criticado por não haver um debate linear e descentralizado.
Em uma entrevista a um site de notícias, o pró-reitor de graduação da UFT, Eduardo Cezari, informou que não serão todas as disciplinas que voltarão às atividades.
“Nós vamos trabalhar com um conjunto de disciplinas menor, com a finalidade de que a gente tenha um momento de aprendizagem dessa nova realidade, deste novo momento da educação. E planejar o 2020/2, que inicia em janeiro, com mais segurança e com mais condições de trabalho”.
Auxílio financeiro
Foi divulgada pela UFT, a lista de estudantes que foram classificados e vão receber o auxílio financeiro para a compra notebooks tablets ou pacotes de internet.
A instituição lançou um edital ainda no mês de agosto. O objetivo é viabilizar que acadêmicos possam participar das aulas.
Os classificados devem ficar atentos e verificar o cadastro no CUBO e caso seja encontrada alguma irregularidade nos dados bancários, estes devem entrar em contato através do [email protected] para fazer a atualização.
A classificação dos estudantes foi realiza após uma análise socioeconômica e a convocação dos selecionados de acordo com o orçamento da UFT.