As atividades no campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão suspensas nesta terça-feira (2). Isso porque durante a manhã deve acontecer o velório e enterro da reitora Isabel Auler, que morreu na tarde desta segunda-feira (1º). O atendimento ao público e as aulas na capital voltarão a ser realizadas normalmente na quarta-feira (3).

O vice-reitor da universidade, Luís Eduardo Bovolato, vai decretar luto oficial de três dias na UFT. O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), também declarou luto oficial de três dias na capital.

A reitora estava internada em um hospital particular da capital desde a semana passada e se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu durante uma viagem ao exterior no início do ano. Conforme a assessoria de comunicação da UFT, a reitora passou mal após o feriado de Tiradentes e foi internada em estado grave. O motivo da morte ainda não foi informado.

Isabel sofreu AVC no dia 26 de janeiro, quando viajava de férias com o filho. Foi levada para um hospital em Buenos Aires onde ficou internada por cerca de 11 dias. Com o estado de saúde grave, ela chegou a ficar em coma induzido, mas teve melhoras e foi transferida para o Brasil.

Velório

O velório da reitora começou no auditório Cuica, dentro da universidade, é aberto à comunidade. A partir das 10h desta terça-feira (2) haverá um período de visitação apenas para a família.

Depois disso, o corpo deve deixar a UFT por volta das 11h em direção ao Cemitério Jardim das Acácias, onde o enterro está previsto para ocorrer ao meio-dia.

Através de notas de pesar, amigos, colegas, autoridades e demais conhecidos da professora e reitora da UFT, Isabel Auler lamentaram seu falecimento nesta segunda-feira, 1º.

isabel-c3a9-empossada-oficialmente-reitora-da-uft

Confira íntegra das notas de pesar:

NOTA DE PESAR

 

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento da nossa querida amiga, professora e reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, que morreu na tarde desta segunda-feira, dia 1º, após 10 dias internada em hospital particular de Palmas, em decorrência de complicações no seu quadro de saúde.

 

Isabel iniciou sua trajetória na UFT em 2003, no início da implantação da Universidade. Antes disso, atuou por 12 anos na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), sempre se destacou por ser uma profissional atuante, estudiosa, amorosa e cuidadosa com todos.

 

Carismática, esposa e mãe exemplar, cultivou e cativou os corações de todos por onde passou. Uma guerreira e batalhadora incansável, que sempre lutou e buscou melhorias para o desenvolvimento da Universidade.

 

Por todas as suas contribuições e dedicação à UFT, à Unitins e ao Estado do Tocantins, rendemos nossas homenagens a esta talentosa mulher, que deixará profundas saudades da sua forma de atuar sempre com primor e decência.

 

Externamos aqui, nossos sentimentos e nos solidarizamos aos familiares e amigos da professora Isabel. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor e angústia desta perda irreparável em fé e esperança!

 

Paulo Mourão

Deputado Estadual

_______________________________________

Nota de Pesar

É com imenso pesar que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebeu a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler.

À frente da UFT desde julho de 2016, firmou relevantes parcerias junto à Seduc em prol da melhoria da educação pública, dentre elas a formação do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), formação continuada de professores com cursos no Programa Educação Financeira, Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta ensino superior em licenciatura e bacharelado para docentes que atuam na educação básica da rede pública, Nós Propomos, e o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltado para estudantes da rede pública estadual, entre outros.

⁠⁠⁠⁠Das características desta profissional exemplar destacamos a ética, o compromisso e a responsabilidade com as ações educacionais que exercia em prol do fortalecimento da educação superior. Atrelada as suas características profissionais Isabel era uma pessoa solidária, meiga e acolhedora. Deixou um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação do Tocantins. Com alma poética costumava a dizer que a “a poesia é a síntese da palavra”.

A reitora faleceu aos 65 anos de idade nesta segunda-feira, 1º, em Palmas, onde estava hospitalizada desde quarta-feira, 29, em decorrência de complicações de saúde. Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade acadêmica por esta inestimável perda para a educação tocantinense.

Wanessa Zavarese Sechim

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

______________________________________________

Nota de Pesar

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins, professora Isabel Auler.
Amiga muito querida há mais de vinte anos, mulher batalhadora que estava se recuperando de um AVC. Ela inclusive, mesmo devagarinho, estava retornando ao trabalho frente à reitoria. Tinha muitos planos para o crescimento da UFT.
Isabel deixa um legado de força, perseverança e dedicação à educação e tudo aquilo que ela acreditava.
Meus sentimentos aos familiares e que Deus os abençoe e conforte seus corações.

Deputada Professora Dorinha

__________________________________________

NOTA DE PESAR

Com tristeza, a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda e eu recebemos a notícia do falecimento da professora-doutora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mais que um currículo invejável, Isabel deu o melhor do seu profissionalismo ao ensino superior do Tocantins, no exercício de várias funções em universidades do Estado.

Sem dúvida alguma, perdemos uma grande educadora.

Que Deus dê a seus familiares e amigos o conforto necessário nesse momento.

 

Marcelo Miranda

Governador do Tocantins

__________________________________________

NOTA DE PESAR

 

Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da senhora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins, ocorrido nesta segunda-feira, 1° de maio, em Palmas.

Isabel foi um exemplo de professora, pesquisadora, gestora, mãe, amiga, mas acima de tudo um exemplo de mulher.

Que neste momento de dor, Deus possa confortar o coração de todos os familiares e amigos, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição. 

 

“Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade – Romanos 2:7”

 

Lázaro e Valderez

__________________________________________

NOTA DE PESAR

A Defensoria Pública do Tocantins recebeu com pesar a notícia do
falecimento da reitora da UFT – Universidade Federal do Tocantins, professora
Isabel Auler. Ela morreu nesta segunda-feira, 1º, num hospital de Palmas onde
estava internada desde o dia 21 de abril passado.

A Universidade é uma importante parceira da Defensoria em projetos como o
convênio que permite que estudantes da UFT cumpram o estágio curricular nas
sedes da DPE-TO, que começou a ser organizado durante o seu mandato como
reitora.

Profissional dedicada e comprometida, Isabeu Auler deixa um legado de trabalho
pela educação superior no nosso Estado.

A Defensoria Pública do Tocantins se solidariza aos familiares e amigos da
professora Isabel Auler ao tempo que estima votos de conforto neste momento de
grande comoção.

Defensoria Pública do Tocantins

__________________________________________

Nota de Pesar

 

É com profunda tristeza e pesar que lamentamos o falecimento da Excelentíssima Senhora Reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler. Nossas condolências aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor.

Brasília, 02 de Maio de 2016.

 

Deputada Federal Josi Nunes

__________________________________________

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Araguaína manifesta pesar pelo falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, ocorrida na tarde de segunda-feira, 1º de maio.

Em Araguaína, cidade que é polo educacional, há um campus da UFT e a Prefeitura é sempre parceira das atividades desenvolvidas pela universidade, em pesquisas realizadas em conjunto e com a Universidade da Maturidade (UMA).

Neste momento de dor, solidarizamos-nos com a família e amigos de Isabel, que teve 14 anos de sua vida dedicados à pesquisa e outras ações dentro da universidade.

Ronaldo Dimas

Prefeito de Araguaína