Com o tema “Articulando Estratégias para um Desenvolvimento Local Sustentável”, tem início hoje, 26 de março, o VII Congreso Internacional de Desarrollo Local, promovido pela Universidad de Granma na cidade de Bayamo, Cuba. Participa do evento o prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira, coordenador do Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da UFT e professor da graduação e pós-graduação em Geografia de Porto Nacional.
Adão Francisco participa do evento como convidado e como expositor de trabalho. Como convidado, a função designada a ele pelo comitê organizador do evento é a de representar a UFT nas tratativas para celebração de termo de cooperação e de convênio entre as universidades brasileira e cubana para o desenvolvimento conjunto de pesquisas e intercâmbio que tratem do tema Planejamento Territorial. Como expositor, o prof. Adão apresentará dois trabalhos, cujos títulos são: “A abordagem territorial das políticas públicas brasileiras”, no painel especial “Territorialidad y Desarrollo en la contemporaneidad brasileña”; e “Políticas de desenvolvimento rural com recorte de gênero no Brasil: uma abordagem do Programa Territórios da Cidadania”, no painel “Desarrollo comunitario y rural”.
Segundo Adão Francisco, a participação nesse evento é para a UFT um marco: “Cuba acumula um dos maiores capitais culturais em Planejamento Territorial. As adversidades naturais e políticas que a ilha enfrenta levam o seu povo a planejar meticulosamente o seu desenvolvimento, tendo como base a economia polular e solidária e o turismo como principal vetor das ações e políticas, situações apropriadas para o Brasil e para o Tocantins”.
Já para o coordenador do congresso, o professor cubano e doutor em Economia Ibrahin Amhed León Tellez, a parceria com a UFT abre possibilidades de compreensão e diálogo de novos horizontes do planejamento territorial: “o Brasil possui uma escala totalmente diferente de Cuba: é um país grande, continental e bem inserido na economia internacional. Porém, possui gargalos no seu planejamento e desenvolvimento que o fazem um dos países mais desigual do planeta. Esperamos que nossas experiências de Cuba possam contribuir com os amigos brasileiros”.
ENTENDENDO
A presença do professor Adão Francisco em Cuba se dá a partir do projeto de intercâmbio acadêmico-científico intitulado “Planejamento Territorial e Sociobiodiversidade: perspectivas para o mundo do Cerrado”, com financiamento da Capes e em execução desde 2017. Este projeto está sob coordenação geral do prof. Doutor Eguimar Felício Chaveiro, do IESA/UFG, e é coordenado no Tocantins por Adão Francisco. Esta é a quinta missão científica internacional deste projeto, que já realizou também cinco circuitos nacionais e prepara para o mês de junho próximo o segundo seminário internacional, sendo que o primeiro foi realizado na UFT de Porto Nacional em junho de 2017.
O VII Congreso Internacional de Desarrollo Local conta com mais de 300 inscritos, sendo 80 estrangeiros de 17 nacionalidades diferentes.
________________________________________________________________________