Nessa segunda-feira, 25, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFT, por meio do presidente Maykon Costa Alves, entregou ao Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César dos Passos Júnior, solicitação de destinação de um imóvel em Palmas-TO para a implantação da Casa do Estudante da UFT.

Conforme informa a UFT, atualmente a universidade tem uma demanda represada de 62 estudantes que não conseguiram acessar o auxílio moradia. Ademais, na universidade, apenas no campus de Palmas, 101 estudantes recebem auxílio moradia. Outra situação é alta taxa de evasão e retenção dos estudantes cotistas (negros, PCDs, quilombolas e indígenas), e a principal razão é a dificuldade de se estabelecer na capital.

O presidente do DCE, Maykon Costa Alves, afirma que “Apesar da UFT contar com programas de auxílios, os valores não consegue atender a real necessidade dos estudantes dado a realidade dos altos preços dos aluguéis em razão da especulação imobiliária que há na capital”.

O presidente diz ainda que se sente otimista com a conversa e que agora vai oficiar os parlamentares tocantinenses no Congresso para buscar os recursos necessários para estruturar e entregar a moradia adequada aos estudantes.

Já a Universidade afirma que recebeu a demanda do DCE e que já está trabalhando com a SPU para efetivação da proposta, e que analisa a possibilidade de utilização dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) pra isso.