Outubro de 2019 foi o outubro mais quente já registrado nos últimos tempos em todo o planeta, segundo anunciou o Serviço Europeu de Mudança Climática Copernicus, nesta terça-feira,5. Este é o quinto mês consecutivo em que o calor bate ou se aproxima de um recorde.

O mês de outubro deste ano ficou 0,63°C acima da temperatura média do período de referência de 1981-2000, quebrando por muito pouco (0,01°C) o recorde de outubro de 2015, mas 1,2°C acima da temperatura pré-industrial.

— Este é o quinto mês consecutivo que está quebrando um recorde, ou se aproxima muito de um recorde — afirmou o Copernicus em um comunicado.

Junho de 2019 também foi  o mês mais quente entre os meses de junho. O mês de julho de 2019 também atingiu o recorde absoluto do mês mais quente de todos os tempos.

Os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados no planeta. Em agosto deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estimou que 2019 estará entre os cinco mais quentes, em sintonia com os impactos das mudanças climáticas previstos pelos cientistas.

Fonte: O Globo