todos os municípios do Tocantins estão abastecidos com vacina para febre amarela-Nielcem Fernandes

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) alerta para os últimos dias da campanha de vacinação contra a gripe e convoca as pessoas que integram os grupos prioritários a procurar os postos para se imunizar. As doses da vacina contra a gripe estarão disponíveis nos 31 Centros de Saúde Comunitários de Palmas até esta sexta-feira, dia 26. Até agora, 40.500 pessoas já foram imunizadas na Capital.

 

Os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde (MS), integram trabalhadores da Saúde (pública e privada), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de carta com pedido do médico), professores das escolas públicas, privadas e população privada de liberdade (presídios e cadeias), funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, que estejam sob medidas socioeducativas. A meta definida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde é que 90% deste público sejam vacinados.

 

Desde o início desta semana, equipes da Saúde estão percorrendo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para vacinar crianças que ainda não receberam a dose da vacina.

 

Com a imunização realizada, a Semus espera reduzir os casos de complicações e até mesmo óbitos causados pela doença no público-alvo. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia.

 

A enfermeira e técnica da Central de Vacinas de Palmas Juliana Araújo esclarece mais uma vez, que a vacina não causa gripe, pois na sua composição existem apenas partículas de vírus ‘mortos’.  “Quem integra um dos grupos prioritários e ainda não se vacinou pode procurar os postos até esta sexta-feira, 26, sem nenhuma preocupação”, observa a enfermeira.

 

Juliana explica ainda que as únicas contraindicações da vacina são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina Influenza.