Equipe Gazeta do Cerrado

Uma nota divulgada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nesta segunda-feira, 15, informa que o Rio Azuis foi interditado após o órgão encontrar diversos problemas ambientais no local durante uma fiscalização.

O rio Azuis é um dos principais pontos turísticos de Aurora do Tocantins, no sudeste do Estado.

Além da interdição no local, cinco restaurantes também foram interditados por estarem em Área de Perservação Permanente (APP).

Confira a nota na íntegra:

Em resposta a solicitação de informação a respeito da interdição na Área de Proteção Permanente (APP) do Rio Azul, o Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta que as operações de fiscalização do Órgão para coibir crimes ambientais são contínuas e não tem restrição de data especial.

Atendendo reiteradas denúncias, registradas no canal Linha Verde, o Instituto informa que foram encontrados barramento irregular, criação de porcos, banheiros irregulares, construção de passarelas e escadas, dentre outras obras e desmatamento sem a devida licença, além da utilização não autorizada da marca do Naturatins.

Portanto, foram constatados no local, de fato, diversos crimes e infrações ambientais, bem como o funcionamento de várias atividades potencialmente poluidoras.

Diante o exposto, foram lavrados 05 autos de infração, 03 notificações e 04 termos de embargo, além da interdição de 05 restaurantes, pelo fato da construção e funcionamento de empreendimentos de lazer e turismo (restaurante, banheiros e balneário) na Área de Preservação Permanente do Rio Azuis, sem a devida licença do órgão ambiental competente.

Nenhum dos proprietários local apresentou qualquer tipo de autorização ou licença para o funcionamento dos empreendimentos embargados.