Foto: Tipos de cachos
Luciane Santana – Gazeta do Cerrado
Decidiu passar pela transição capilar ? Neste processo, a pessoa decide abandonar qualquer química no cabelo, desde progressiva até o relaxamento. A ideia é aderir às madeixas naturais, valorizando o cacho e o volume. Além do quesito técnico, este método também tem a ver com liberdade e a quebra dos padrões de beleza, exaltando a estrutura original dos fios de todas as mulheres, desde o 2A até a 4C.
Duração da transição capilar
Não existe um tempo específico de duração da transição capilar. Este processo começa na última vez que você aplicou química no cabelo até o corte da última mecha com progressiva. Sendo assim, depende muito do crescimento do cabelo, variando de pessoa para pessoa. Geralmente, os fios crescem cerca de 2 centímetros por mês, porém essa estatística muda bastante nos fios danificados, como é o caso dos tratados quimicamente.
Aposte em penteados pra deixar um visual estiloso e moderno. Vale investir em tranças e coques altos.
O cabelo fica muito danificado por causa da química. Por isso, que tal recuperar o ar saudável seguindo um cronograma capilar? O Cronograma Capilar consiste em alternar os cuidados do cabelo em hidratação, nutrição e reconstrução dando mais enfase para aquilo que perceber que seus fios estão mais precisando. Geralmente quando os fios passaram por cortes químicos o ideal é apostar na reconstrução. O cabelo cacheado tende a ser ressecado, vale apostar em umectação.
Quer acelerar o processo da transição capilar?
Cortar o cabelo pode te ajudar! O ideal é sempre aparar as pontas para tirar a química. Quanto mais curto, mais rápido será este período de transição, isso porque você não precisará se preocupar com tanto cabelo com duas texturas, o que facilita suas técnicas de texturização. Porém cada um tem o seu tempo.
Depois de anos alisando o cabelo, é normal não lembrar qual a curvatura tradicional dos fios. Porém o processo de texturização pode te ajudar nisso!
Big Chop
Para quem quer dar adeus a química no cabelo, vale a pena apostar na técnica do Big Chop. Neste processo, você irá cortar, de uma só vez, a parte alisada. Este é o método mais rápido para enfrentar a transição, porém também é mais radical já que diminui bastante o comprimento. Muitos têm medo de se arrepender enquanto outros curtem o momento. Ver o cabelo crescer e mudar ao longo do crescimento é importante para aprender a lidar e a cuidar do seu tipo de cacho.
Um papo
A maquiadora Tatiane Almeida passou pela transição capilar e hoje se sente realizada e feliz pela trajetória “Valeu a pena! Não foi fácil! Às vezes dava vontade de desistir de tudo e alisar novamente“.
Ela optou pelo Big Chop já no inicio do processo ” Foi gostoso! Não fiquei com vergonha de sair na rua! Quando a cabelo vai crescendo parece mais difícil porque você vai descobrindo como seu cabelo realmente é e quer descobrir formas de como deixá-lo ainda mais bonito e com isso incessante busca pelo creme finalizador, gel e shampoo perfeito”
Leia – As box braids são as queridinhas do momento; trancista de Palmas dá dicas
A maquiadora aderiu as box braids depois dos primeiros meses de big chop e garante que facilita o dia a dia e ajuda no crescimento dos fios. ” Meu cabelo é uma mistura do tipo 4A com 4B, e o fator encolhimento impede de vermos o crescimento dos fios e as tranças me ajudou bastante a não desistir. Ajudou bastante no crescimento e o melhor é que sempre estava pronta pra sair” relata
Dicas valiosas
- Haverá dias que se sentirá linda, outros não
- Sempre receberá elogios, criticas também
- Sentirá vontade de desistir, de resistir também
- Aposte em produtos próprios para cachos
- Veja vídeos no You Tube sobre o assunto
- Abuse dos penteados
- Se decidir fazer o Big Chop procure um profissional
- Aproveite para abusar dos acessórios como lenços, tiaras e etc